quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biju, a Diva!


As perninhas da Alicia


 Por Biju Veber Castro.


Depois de passar sete dias viajando pela Ásia com o Nino, decidi que era hora de voltar à realidade e continuar com minha carreira de atriz, modelo, apresentadora, bailarina,  revendedora de Avon e escritora (com textos traduzidos para mais de dezessete idiomas!).

Como vocês já devem imaginar, sou fã incondicional de casacos de pele (a  minha pele intacta, de preferência) e também de moda!

Eu gosto muito de moda! 

Gosto de ler revistas, ver fotos, artiguinhos, desfiles, essas coisas...

Estava xeretando no blog da Vogue e me deparei com a matéria "Como comprar em brechós, por Alicia Kuczman". 

Lógico que eu li, né, gatinhas! 

Afinal, gata que é gata não pede uma boa oportunidade de pechinha.

Porém, quando avancei na leitura e fui ver a foto da tal Alicia percebi, pelas perninhas dela, que se tratava de uma modelo. 

Porque, modelo, a gente reconhece pela fineza das pernas!

                             REPRODUÇÃO
Olhem a grossura dos braços inferiores, digo, das coxas da Alicia.

Eu sei que o pré-requisito para ser top é ter perninhas que mais se assemelham a braçinhos de criança, mas,  até eu que sou bicho, vez ou outra, apelo para o bom senso. Quase ninguém tem perninhas tão fininhas assim. Nem eu, Biju, que sou uma modelo quase intergalática!

Como forma de mostrar minha indignação com a magreza extrema, amplamente defendida e divulgada por essas revistas, pensei em realizar alguns atos políticos de contestação...

Pensei em boicotar a Vogue, mas, conclui que seria um boicote solitário (a revista continuaria vendendo horrores).

Pensei em fazer dieta para ficar igual à Alicia, mas, desisti diante do prato de Wiskas Sachê

Pensei em não mais espiar revistas de moda e cheguei à conclusão que não resistiria à tentação. Vou acabar vendo algumas...

Pensei, pensei, pensei.. mas, como também não pensei tanto assim, logo, logo, acabarei esquecendo esse assunto.

E, acredito, que as revistas de moda nunca mudarão seu padrão inatingível de beleza corporal! E eu, mesmo assim, continuarei lendo todas!
É, gatinhas... há tanta cobrança para parecermos ter menos idade do que realmente temos, como se envelhecer fosse algo criminoso e  ter gordurinhas, altamente vergonhoso.

Fora os furinhos de celulite, né? O novo motivo para suicídio!

Melhor esquecer a moda por uns tempos e, como eu disse no início deste post, voltar à realidade!

Porque como já ouvi dizer: "revistas de moda e beleza só servem para dizer que você é feia". 

Eu completo: "feia e pobre".

Bem, meninas, quando não mais compararmos nossas pernocas com as franzinas da Alicia, seremos, certamente, muito mais felizes!

Vai um fondue de Wiskas, aí?

Beijos da Biju.



 

 


Biju, ao desembarcar esta manhã, no aeroporto de Guarulhos, tentando se esconder dos paparazzi de plantão.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dicionário de símbolos

Abismo


                                                            REPRODUÇÃO
Caos, trevas, união mística, dualismo entre trevas e luz, inconsciente.
Tanto em grego como em latim, designa o que é sem fundo, o mundo das profundezas ou das alturas indefinidas.

Nos textos apócrifos (aqueles não reconhecidos como divinamente inspirados ou sagrados pela religião que se professa), o abismo simboliza os estados informes da existência.

Simboliza o caos tenebroso das origens das trevas infernais dos dias derradeiros.

No plano psicológico, pode corresponder à indeterminação da infância, à indiferenciação da morte e à decomposição da pessoa. Entretanto, pode indicar, também, a integração suprema na união mística.

Há um abismo nas alturas, bem como, o há nas profundezas; um abismo de ventura e luz como de infelicidade e trevas. Todavia, o sentido de elevação apareceu posteriormente ao de descida.

Entre os sumérios, Enki  flutua sobre o abismo. 


Enki, deus das águas doces e Senhor do Mundo.
  
Para os acádios, Tiamat é quem coloca monstros à entrada do abismo. 

Tiamat, deusa das mitologias babilônica e sumérica, representada por uma serpente marinha ou um dragão.

Biblicamente, o abismo é concebido como um monstro, o Leviatã, como está escrito no capítulo 41, do livro de Jó.

Monstro marinho constante nas mitologias antigas, como a judaica e a fenícia, por exemplo.
O abismo está presente em todas as cosmogonias (do grego "cosmo" - universo - e "gonia - nascimento, é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências), na forma da gênese e do fim da evolução universal. Este último, como os seres mitológicos, engole os seres para depois vomitá-los, transformados.

As profundezas do abismo evocam o país dos mortos e o culto à Grande Mãe Ctoniana (do grego "khton" - terra. Refere-se às divindades do inferno ou do subterrâneo - dos abismos: Pérsefone, Hécate, Hades, Deméter, por exemplo).

Jung se apóia nesse antigo fundo cultural ao estabelecer uma conexão entre o símbolo do abismo e o arquétipo maternal (imagem) da mãe amante e terrível.

Nos sonhos, o abismo evocará o imenso e poderoso inconsciente; aparecerá como um convite às profundezas da alma, para livrá-la de seus fantasmas ou deixar que eles se soltem.

Fontes: 

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 5.
http://pt.wikipedia.org/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Galúcio, o filósofo






"O homem sonha monumentos e só ruínas semeia para pousada dos ventos".
Paulo Eiró

Paula no R.H.


A atuação do psicólogo na organização empresarial


Por Paula Veber
 
                                           REPRODUÇÃO

Olá, queridos leitores!

Você sabe como atua o psicólogo em uma organização empresarial? 

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações e o psicólogo inserido nesses contextos está ligado à gestão dos Recursos Humanos na empresa. 
 
Em uma organização, o psicólogo pode atuar em diversas áreas, como por exemplo, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, clima organizacional, desenvolvimento de competências, entre outras. 

Trata-se de um campo amplo e que a cada dia ganha mais espaço no mercado de trabalho.

Antes, os psicólogos eram requeridos pelas organizações devido  aos  conhecimentos  psicotécnicos que possuíam, os quais, eram normalmente utilizados em processos de seleção.

Atualmente, essa ferramenta ainda é bastante utilizada, mas, se trata apenas  de uma entre os inúmeros recursos que podem utilizar. 

Tá... mas qual é a importância do psicólogo em uma organização? 

Durante sua formação, os futuros psicólogos devem aprender como desenvolver  olhar técnico e cuidadoso em relação ao  “objeto de estudo”, ou seja, o ser humano em toda sua essência.

É importante esclarecer que, mesmo em uma organização, o foco do psicólogo  continua o mesmo, ou seja, a atuação do profissional será voltada para as pessoas que trabalham na empresa.

O psicólogo precisa “olhar” para todas as situações de maneira a definir  formas de  auxiliar, melhorar, proporcionar bem estar e  contribuir positivamente com a organização, procedimentos e colaboradores.

Abraços corporativos.




Paula Veber é psicóloga e Consultora de Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amanda comenta


Barça! Barça! Barça!


Por Amanda Borba


    REPRODUÇÃO


Olá, caríssimos leitores!

Neste último sábado aconteceu a final da competição de clubes mais importante do mundo: a UEFA Champions League.

O Barcelona venceu o Manchester United da Inglaterra, por 3 a 1, e confesso que escrevo este texto com o coração cheio de felicidade.

Além de são paulina, torço pelo Liverpool na Inglaterra, pelo Napoli na Itália, pelo Boca Juniors na Argentina, pelo Peñarol no Uruguai e pela Seleção Argentina. E como todos podem perceber na Espanha eu sou Barcelona.

Nos últimos anos, o Barça é o único time que me faz vibrar e torcer com satisfação. Eu tenho prazer em ver essa equipe jogar. Aliás, quem gosta de futebol, DE VERDADE, com certeza se encanta com esse time e com o seu espetacular toque de bola.

Antes de começar a falar um pouco do jogo, quero dizer que nada no futebol se compara a uma final de Champions League. Nem mesmo final de Copa do Mundo (geralmente as finais costumam ser chatíssimas). Sem dúvida alguma é um dos maiores espetáculos da Terra!


Este é o hino da Liga dos Campeões da UEFA. A canção chama-se simplesmente "Champions League" e é uma adaptação feita pelo compositor inglês Tony Britten da música "Zadok the Priest" de George Frideric Handel. Em 1992, a UEFA contratou Britten para criar um hino para a Liga dos Campeões. O hino é cantado em três idiomas: alemão, francês e inglês.

Falando um pouco da final, nos primeiros 10 minutos de jogo, o Manchester conseguiu pressionar o Barcelona. Mas depois, os “diabos vermelhos” viraram “anjinhos”. O Barça passou a ser o dono do jogo e abriu o placar com o gol de Pedro Rodríguez.

Entretanto, por um pequeno instante, o Manchester ameaçou a supremacia blaugrana. Rooney, com um gol irregular, empata a partida. Mas ficou só nisso. No segundo tempo, o Barcelona massacrou e Messi “mitou” como sempre. Fez o segundo gol, chutando de fora da área, e começou a jogada do terceiro gol de David Villa.

Barça campeão da Champions League pela quarta vez!


Este vídeo mostra imagens e gols dos quatro títulos da UEFA Champions League conquistados pelo Barcelona.

Porém, o momento mais bonito da festa blaugrana foi o fato do capitão Puyol ter deixado o companheiro de time, Abidal, recém-operado de um tumor no fígado, erguer a taça. Foi de emocionar. Lindo demais!

Ao longo dos 111 anos, o distintivo do Barcelona sofreu diversas alterações. Este é o escudo atual: a cruz vermelha representa a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha); a bandeira amarela e vermelha representa a Catalunha; e o espaço azul e grená representa as cores do uniforme do clube.

O Futbol Club Barcelona foi fundado em 29 de novembro de 1899, pelo suíço Hans Gamper, que colocou um anúncio no jornal revelando o seu desejo de criar um clube de futebol na cidade.

Em seus 111 anos de história, o Barça é o representante de milhões de pessoas de todo o planeta e um símbolo de identidade tanto esportivo, como também social, politico e cultural.

Como já dito anteriormente neste blog, o Barcelona tornou-se um ícone da cultura catalã a partir da ditadura franquista, quando foi proibida qualquer manifestação cultural que não fosse castelhana, tanto que um dos poucos lugares em que se podia falar catalão era o estádio do Barça. O lema més que un club, adotado em 1968, simboliza esta ideia. Também estão presentes na faixa de capitão do time as cores da bandeira da Catalunha.

Esses acontecimentos históricos são importantíssimos e devem ser levados em consideração. Não tenho muito que dizer a respeito disso. Eu não gosto de monarquia, acho que todas as culturas devem ser respeitadas, mas detesto quando ideias nacionalistas e separatistas começam a aparecer. É uma pena que atualmente a Catalunha esteja sendo governada pela ala direitista, conservadora, nacionalista e xenófoba. O Barcelona, mesmo sendo catalão, continua sendo um clube espanhol. Aqui no Brasil, não achamos ridículo quando vemos brasileiros cantarem o hino do seu estado no lugar do hino nacional e ainda por cima exigirem a separação da região? Ou quando paulistas, cariocas, gaúchos, ou quem quer que seja, ofendem pessoas de outros estados? Não é horrível isso? Pois, então, infelizmente esta é a situação atual da Catalunha.

Bom, apesar de tudo isso, o Barça é um time que representa muito mais que a Catalunha e é visto por muitas pessoas, até mesmo por causa de fatos históricos, como um clube defensor dos direitos e das liberdades.

Enfim, um clube que já teve Cruijff, Maradona, Laudrup, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Luís Figo, Ronaldinho Gaúcho e agora o genial Lionel Messi, merece todo o respeito e admiração. E o melhor de tudo é o fato de proporcionar a todos os amantes do futebol o prazer de ver um dos maiores times da história do esporte bretão e o melhor time, até então, do século XXI.

E deixo aqui a frase do mosaico apresentado pela torcida barcelonista nesta final: We Love Football.

Pois é, eu também amo o fantástico futebol desse time e, em especial, o futebol de Lionel Messi.

Visca el Barça!!!


Hino do FC Barcelona cantado em catalão.