sábado, 7 de maio de 2011

PSICOmusiconas: as canções mais "Freud explica" do mundo!


REPRODUÇÃO
Minha intenção inicial era a de postar uma música para o Dia das Mães, mas, depois de vasculhar minha memória e o google e concluir que não existem boas músicas com esse tema, desisti.
 
Por isso, vamos conferir Arcade Fire, uma banda formada em  2003, em Montreal, Canadá, mas, com alguns integrantes originários dos EUA.

As letras da banda são maravilhosas e a produção e arranjos das músicas, incríveis.

É uma sinfonia de anjos, gente! Sem exageros!

Dá vontade de postar uma por dia! Mas esta seção só rola aos sábados no blog, então, paciência.
 
Uma das apresentações mais lindas deles é a do vídeo de hoje, que conta com a participação especial de David Bowie.

Confira:


via Letras Terra

Wake Up

Somethin' filled up
my heart with nothin',
someone told me not to cry.

But now that I'm older,
my heart's colder,
and I can see that it's a lie.

Children wake up,
hold your mistake up,
before they turn the summer into dust.

If the children don't grow up,
our bodies get bigger but our hearts get torn up.
We're just a million little god's causin rain storms turnin' every good thing to rust.

I guess we'll just have to adjust.

With my lighnin' bolts a glowin'
I can see where I am goin' to be
when the reaper he reaches and touches my hand.

With my lighnin' bolts a glowin'
I can see where I am goin'
With my lighnin' bolts a glowin'
I can see where I am go-goin'

You better look out below

Acorde

Algo encheu
Meu coração com nada
Alguém me avisou pra não chorar

Mas agora que estou mais velho
Meu coração está mais frio
E eu vejo que isso é uma mentira

Crianças acordem
Segurem seus erros
Antes que eles tornem o verão em pó

Se as crianças não crescerem
Nossos corpos crescem mas nossos corações se perdem
Nós somos só um milhão de pequenos deuses causando tempestades e enferrujando cada coisa boa

Eu acho que só teremos que ajustar

Com meus disparos de brilhos
Eu posso ver aonde estou indo
Quando o ceifeiro, ele alcança e toca minha mão.

Com meus disparos de brilhos
Eu posso ver aonde estou indo
Com meus disparos de brilhos
Eu posso ver onde estou indo

É melhor você olhar pra baixo!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A hora do gato!


Gato fotógrafo de Seattle


via manequim.abril.com.br


Você já ouviu alguém falar sobre Cooper, o Cat Cam? 

O gatinho de 5 anos de idade que mora em Seattle, nos Estados Unidos, está fazendo um grande sucesso. Ou melhor, as fotos do gatinho! A dona de Cooper ao tentar fazer uma experiência, colocou uma câmera digital com disparos automáticos na coleira do gatinho e gostou muito do resultado. 

Hoje em dia, isso se tornou uma rotina, uma vez por semana sua dona coloca uma câmera digital em sua coleira com disparos programados a cada 2 minutos.


Segundo a descrição dessa experiência no site de Cooper (sim, ele tem um site só dele), o “Cat Cam” investiga a vida secreta dos gatos. 
Através dos olhos de Cooper, seus donos exploram lugares que só os gatos conseguem ir, além de testemunhar sua vivência com outros animais da vizinhança e a mudança das estações do ano por um raro e vivo ponto de vista.

Muito legal, né? Dá uma olhada em algumas fotos do gatinho…

                 Imagens retiradas de photographercat.com

As fotos de Cooper são vendidas em seu site, assim como a publicação que reúne as melhores fotos do gatinho.

beijoo

Luciana Soga

Disponível em http://manequim.abril.com.br/blogs/mesa-de-luz/fotografia/gato-fotografo-de-seattle/

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicionário de Símbolos

Você sabe o que é um símbolo?

Não quero escrever nada que possa confundi-lo quanto ao assunto, por isso, tentarei explicar da maneira mais simples possível.

Assim, irei exemplificar: você sabe o que é um “símbolo sexual”?

Certamente, você deve ter pensado em “alguém” ou em “alguma coisa” quando pensou a respeito da expressão “símbolo sexual”, correto?

Pois, bem! 

Isso exemplifica o que é um símbolo: uma palavra ou expressão que quando dita, imaginada, sonhada ou pensada, nos remete a algo com maior significado que a simples tradução das palavras ou da junção dos signos linguísticos.

Não foi isso que aconteceu?

A expressão "símbolo sexual" não se encerrou nela mesma, mas, fez com que você visualizasse uma imagem, algo ou alguém, os quais, você associou à expressão.

Você criou uma imagem em sua mente.

Quando uma palavra ou uma imagem trazem consigo implicações que estão além do seu significado literal ou imediato, segundo Carl Gustav Jung (1964), elas alcançam um “aspecto inconsciente mais amplo, que nunca é precisamente definido ou de todo especificado (p. 20)”, ou seja, um signo “é sempre menor que o conceito que ele representa, enquanto o símbolo significa sempre mais do que seu significado imediato e óbvio (p. 55)”.

As duas palavras, ditas de maneira isolada, por si só, já significariam alguma coisa, mas, ao serem colocadas em uma única expressão, acabaram por formular uma significação maior.

E se você ficar pensando muito sobre elas, perceberá que outras imagens e significações surgirão!

Os símbolos, normalmente, possuem significação universal, com algumas variações culturais ou pessoais.

Se eu disser “mãe”, como outro exemplo, muitos associarão à uma figura boa, doce, de cabelos brancos e avental, enquanto, outros, poderão imaginar uma mulher rude, violenta, com dentes escuros e que fumava demais.

No final das contas, mãe acabará por simbolizar alguém que dá a vida e que nutre, ocasionando a imagem positiva, mas que pode, também, ser castradora e implacável, proporcionando a imagem negativa, revelando que o mesmo símbolo, muitas vezes, poderá ter significações duais.

Isso também pode nos fazer pensar que o símbolo geral de uma palavra ou expressão -  neste caso, o da “mãe” - pode não ser necessariamente o símbolo pessoal de cada um, mas, que, as pessoas já possuem universalmente um conceito do que a palavra “mãe” significa, independente da língua nativa. 

As línguas podem até ser diferentes, mas, o conceito  fundamental do símbolo materno (com suas características positivas e negativas) é universal.

Como eu gosto muito do assunto, decidi transcrever no blog, os símbolos constantes no Dicionário de Símbolos, de Chevalier & Gheerbrandt, uma das obras mais completas e respeitadas sobre o assunto.

Obviamente que, os símbolos serão trazidos à luz da Psicologia, Filosofia, Psicanálise e Mitologia, mas, o intuito final da publicação, é o de você perceba como os símbolos são construídos de acordo com as crenças, culturas e aspirações humanas.

E de como nós, ainda hoje, nos utilizamos todo o tempo deles e que, na maioria das vezes, não fazemos ideia da magnitude de seus significados.

Tentarei não fazer algo no pior estilo “copia e cola” do Dicionário, mas, devo dizer que a maioria das significações serão transcritas de acordo com o original e em ordem alfabética. 

Por isso, não se apresse, nem me apresse, quanto a este ou aquele símbolo! No tempo correto, ele aparecerá!

O adicional da publicação do blog é que serão trazidas imagens para melhor visualização daquilo que o símbolo representa, além, da utilização de outras fontes. 

Ah, claro, e todas as fontes consultadas estarão indicadas ao final da postagem, como deve ser!

Espero que o Dicionário não seja apenas de interesse de meus colegas psicólogos, mas que, muitas  pessoas, independente de suas formações e ocupações, sejam alcançadas e possam usufruir das publicações.

Posso testemunhar que ao pesquisar e estudar sobre os diversos símbolos, fui,  eu mesma, em diversas ocasiões, surpreendida com o maravilhoso universo de conteúdos e significações dos mesmos.

Espero que você, também, aproveite!

Abraços.


Fonte: JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964. 488 p.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Galúcio, o filósofo

Olhando o caminho percorrido, o Homem percebe o quanto já andou. Em sua memória, estão gravados os obstáculos ultrapassados, as pedras pontiagudas que feriram seus pés,  e, as roseiras, cujo os espinhos o arranharam, porém, não atrapalharam o perfume exalado por suas flores.
Atribui seus fracassos aos buracos em que seus pés cansados tropeçaram e suas vitórias aos atalhos que conseguiu mapear (utilizando como bússola as memórias de outras pessoas  - observadas durante sua jornada -  e absorvendo conhecimentos que o ajudaram a percorrer o caminho).
Sentado à margem da estrada, o Homem registra seus pensamentos, os quais, por vezes, lhes serviram de acalanto para amansar os leões que tentaram engoli-lo e para acalmar vendavais que um dia se tornaram tornados.
Levantando-se, ele segue em frente e vira sua página, como se fosse uma criança que se encanta ao ver o mar pela primeira vez e, sem medo de seu furor, corre em direção às ondas,  querendo, apenas, se molhar...
O verso da página está em branco e ele, suspirando e extasiado, reflete:
"Para escrever uma nova história é necessário uma nova página."
José Galúcio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amanda comenta

Copa Libertadores

Neste post vou falar um pouco da principal competição da América e o sonho máximo de qualquer time sul-americano: a Copa Santander Libertadores.

Por enquanto no futebol brasileiro só vemos jogos feios e chatíssimos nos campeonatos estaduais, que são mais um “me engana que eu gosto” para os torcedores. Não valem nada e a qualidade técnica das competições é baixíssima. Somente agora na reta final que talvez vejamos jogos interessantes.

A Copa do Brasil até o momento não empolga ninguém. A primeira fase é muito ruim, os clubes tradicionais enfrentam times medíocres e assim vão levando. Só terá alguma graça a partir das quartas-de-finais, mas mesmo assim nenhum time está batendo um bolão. Portanto não vou perder o meu tempo falando sobre essas competições.

Para início de conversa, essa é uma das piores Libertadores que eu já vi. Há mais de vinte anos, os clubes uruguaios já não impõem mais respeito a ninguém. Os argentinos estão, a cada ano, mais fracos.

Entre os argentinos, somente Estudiantes de La Plata e Velez Sarsfield se classificaram. E mesmo assim não estão bem. O Estudiantes, que é o atual campeão argentino, trocou o ótimo técnico Alejandro Sabella no início do ano e não conseguiu até o momento se acertar. Tomou duas goleadas do Cruzeiro (Vergüenza Ajena!). Já o Velez por pouco não saiu fora na primeira fase. Mas ainda estão entre os favoritos ao título.

Por outro lado, desde quando o São Paulo do Telê foi bicampeão da Copa Libertadores, os clubes brasileiros passaram a ter mais força e a se interessar cada vez mais pela competição. Hoje é o sonho de consumo de qualquer time ou torcedor. Com exceção do Corinthians, que conseguiu a proeza de ser eliminado na Pré-Libertadores, todos os times brasileiros passaram da primeira fase. O caso mais surpreendente foi do Fluminense. O tricolor carioca provou mais uma vez que é o “Elvis Presley do futebol”. Quando todo mundo achava que o Flu iria ser desclassificado na primeira fase, eis que a mística tricolor dos últimos anos aparece. O Fluminense vence o jogo e ainda por cima conta com uma ajudinha do América do México que venceu o Nacional do Uruguai em Montevideo. Aí sim vimos que o “Fluminense não morreu”. Pelo menos, não ainda.

O Cruzeiro é o time que fez a melhor campanha na competição e também tem a melhor equipe. É um forte candidato ao título, em minha opinião. Internacional, Grêmio e Santos são os outros times que se classificaram.





Enfim, tudo aponta que um time brasileiro será o campeão deste ano. Afinal de contas, o Brasil tem mais representantes nesta segunda fase e seus times, por mais que não sejam brilhantes, são mais fortes. Se não levar o titulo, é muito provável que pelo menos um time brasileiro esteja na final, assim como anda acontecendo nos últimos anos. Enquanto o futebol argentino não voltar com força, continuaremos a ver os clubes brasileiros dominando a Libertadores.

Um time fora do eixo Brasil-Argentina que merece destaque é o chileno Universidad Católica. É uma equipe que pode chegar muito longe na competição deste ano. Foi líder na chave do bom time do Velez, conseguindo, inclusive, a façanha de vencer de virada o time argentino, por 4 a 3, no estádio José Amalfitani.  Na última semana venceu o Grêmio em pleno estádio Olímpico. 

De olho nos chilenos!


Aqui vai um vídeo mostrando imagens da América Latina. “Soy loco por ti, América” foi composta por Gilberto Gil, José Carlos Capinan e Torquato Neto em 1966. Interpretada por Caetano Veloso, que a gravou em seu primeiro disco, em 1968.