quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dicionário de símbolos

Acanto


Espinhos simbolizam superação de provações da vida e da morte, triunfo.


O simbolismo da folha de acanto, muito utilizada nas decorações antigas e medievais, deriva dos espinhos dessa planta.

Originalmente, na arquitetura funerária, o acanto era usado para indicar que as provações da vida e da morte, simbolizadas pelos espinhos da planta, haviam sido vencidas.

O acanto ornamentava os capitéis coríntios, os carros fúnebres e as vestimentas dos grandes homens, porque os arquitetos, os defuntos e os heróis haviam sido homens que souberam vencer as dificuldades de suas tarefas.

Como de tudo o que possui espinhos, fez-se do acanto o símbolo da terra virgem e da própria virgindade, que também significam uma outra espécie de triunfo.

Fonte:
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 10.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Biju, a Diva!

A hora de deixar para trás

Olá, queridos. 


Andei meio sumida porque estava ocupadíssima em um retiro espiritual para repensar algumas coisas de minha própria vida!


A palavra "retiro" é interessante, pois, possui um grande número de significados. Mas, o que usarei hoje é o que entendo melhor por "retirar-se": Período de afastamento da vida activa, consagrado à meditação religiosa, ao recolhimento, à oração. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Pois é certo que nós, gatinhas, também precisamos passar um tempo junto ao Divino (não aquele do comercial da Tigre, mas, daquilo ou daquele que temos em nosso íntimo como Divino) para podermos tomar algumas decisões na vida.

O mais curioso de tudo é chegar à conclusão que para avançarmos temos que retomar o passado e abrir mão de coisas, situações e pessoas que travam o nosso desenvolvimento.

Chega uma hora gente que não dá mais mesmo para insistir em certas questões!

Por isso, às vezes, acredito ser necessário um período de profunda meditação para que a coragem para a tomada das decisões surja. É o que penso, pelo menos.

Primeiro, vamos à parte mais fácil: abrir os armários e doar todas as coisas que não nos servem mais, mas que, ainda assim, insistimos em guardar. 


Sabe aquela jaqueta lindíssima que você usava quando tinha 20 anos de idade e que aos 30 já não serve mais devido ao fato de seu sutiã atualmente ser tamanho 44? Doe!

E aquela bolsa que você provavelmente nunca usou, pois, a comprou durante um surto de TPM, mas que, devido ao alto preço que você pagou, tem pena de se desfazer? Doe!

Fora as roupas que não cabem mais e aquelas que já significaram muito em determinado período de sua vida e que agora não passam de símbolos que remetem a antigas lembranças? 


Se desfaça disso tudo, menina!

Livrar-se das coisas é a parte mais fácil mesmo! E não pense mais nelas depois! Doe e procure nem sentir saudades delas no futuro!

Mas quando passamos para o quesito nos livrarmos de determinadas situações, a coisa começa a tomar outra forma. 

Sabe aquele emprego que não agrega nada à sua vida, além de remuneração ruim e horas desperdiçadas em atividades sem sentido? Comece a procurar outro. Mas, procure de verdade! Há milhares de currículos soltos por aí que refletem o quanto o candidato não deseja sair da situação em que está: textos despadronizados e com erros ortográficos, informações desnecessárias (e omissão das necessárias) e nenhum cuidado com a formatação.

Para mudar de emprego também é necessário passar por uma mudança interior prévia que dê condições para que o desejo mais profundo se realize. Pois, se você diz desejar algo, mas, em seu íntimo, não o deseja com tanta força assim, provavelmente, o destino não irá conspirar a seu favor.

Encontrei certa pessoa dia desses que disse estar muito feliz por estar recém formada, mas que, para ter um emprego melhor, necessitava de inglês. Pensei: "inglês é realmente importante, mas, como o conheço há muitos anos, sei que você sempre colocará empecilhos em tudo na vida". 


Sorri e fui embora.

Para finalizar, a parte mais cansativa da exclusão das coisas que atravancam a nossa vida: as pessoas!

Todas as pessoas agregam alguma coisa à nossa vida. A diferença básica entre elas, são as que agregam fatores positivos e aquelas que agregam fatores negativos.

Algumas pessoas cansam a gente. 


Até temos boa vontade para com elas, mas a verdade é que elas cansariam qualquer outra pessoa também. E a maior parte das situações que devemos abandonar envolve pessoas que também devem ser abandonadas.

Mas este tópico, deixo para o post que vem!

Afinal... andei meio sumida e não posso ir falando tudo, assim, de uma só vez!

Beijos da gatinha!