quinta-feira, 1 de setembro de 2011

101 anos de Corinthians!

101 anos de Corinthians!


REPRODUÇÃO

Por Amanda Borba.

Caros leitores, hoje o clube mais popular de São Paulo e um dos mais populares do Brasil está completando 101 anos de existência. Obviamente que estou falando do alvinegro do Parque São Jorge.

No dia 1º de setembro de 1910, ano do nascimento do sambista Adoniran Barbosa, um grupo de operários no bairro do Bom Retiro, mais precisamente na esquina da rua dos Italianos com a rua José Paulino, e à luz de um lampião, decide criar um time de futebol que teria seu nome inspirado em um clube inglês. Assim nasceu o Sport Club Corinthians Paulista.

O Coringão já nasceu grande e rapidamente tornou-se um time popular e vitorioso. Aquele humilde clube era o time preferido dos imigrantes e trabalhadores pobres do início do século XX, na cidade de São Paulo.


"Amor Branco e Preto" composta pelos corintianos Rita Lee e Arnaldo Baptista.


Minha mãe sempre conta que o time preferido do meu avô era o Corinthians. Lá pela década de 50, meu avô costumava viajar do interior da Bahia até São Paulo em busca de trabalhos e negócios e sempre que voltava aquele caboclo repetia a mesma frase: "Corinthians, Timão".

Com o meu pai aconteceu uma história curiosa. O tio do meu pai era um corintiano roxo, doente, daqueles que acendia velas para rezar e pedir vitórias para o Corinthians. Lembrava o fanático personagem corintiano interpretado pela Mazzaropi na década de 60. Este tio ficou responsável em registrar o nome do meu pai no cartório. Chegando lá, aconteceu o seguinte: meu pai que se chamaria Renato foi registrado como Cláudio, nome do principal jogador corintiano na década de 50 e até hoje o maior artilheiro da história do clube.


Trailer do filme "O Corintiano", de 1966 e protagonizado por Amácio Mazzaropi.

Para os corintianos mais orgulhosos da fidelidade de sua torcida (muitos até torcem mais pela torcida do que pelo time) o momento principal desta demonstração de amor foi no jejum de 23 anos e que por causa disso até hoje gostam de se autoproclamar "sofredores". Outro fato histórico foi a famosa "Invasão Corintiana" no Maracanã, na partida contra o Fluminense, pelo campeonato brasileiro de 1976.

Sobre os timaços históricos muitos lembrarão: da grande equipe dos anos 50, com Cláudio e Luisinho; o time da Democracia Corintiana nos anos 80, com Sócrates, Casagrande e Zenon; e a equipe mais vitoriosa da história corintiana e campeã mundial da FIFA no ano 2000, com Marcelinho Carioca, Vampeta, Ricardinho e Rincón.


"Transplante corintiano" é uma das marchinhas mais famosas cantada pelo "patrão" Silvio Santos.

Particularmente, nunca tive simpatia pelo Corinthians, é inclusive o time que menos gosto e acho o "corintianismo" uma chatice. Essa história de que "tudo para o Corinthians é mais sofrido" e que por isso existe um merecimento maior nunca me convenceu. É tão difícil ter mais torcida, mais mídia e mais dinheiro que os demais. Sofredor pra mim é torcedor da Portuguesa ou do Juventus da Mooca. Nos últimos vinte anos, o Coringão está sempre disputando títulos e foi o clube mais bem sucedido nacionalmente, com 3 Copas do Brasil e 4 campeonatos brasileiros. A realidade do clube é bem diferente da realidade de 1977 e portanto o próprio torcedor corintiano também mudou. Hoje é moleza ser corintiano e este discurso dos anos 70 já não faz mais nenhum sentido.

Também detesto a visão maniqueísta pregada pelo "corintianismo" como se apenas o Corinthians fosse o "time dos pobres e dos oprimidos" e os outros são os "times dos opressores". Esse papo de que tem que ser sofrido, maloqueiro parece coisa de Igreja Católica. E tem mais, deve-se defender a arte e não o sofrimento pro povo. Sem contar que acho este discurso bastante esquizofrênico, já que muitos se auto-declaram maloqueiros e blá blá blá, mas em outros assuntos assumem o discurso reacionário. Vejo muito corintiano fazendo isso.

Porém, devo confessar que admiro algumas coisas no Corinthians, como o seu início, a Democracia Corintiana e o grande Doutor Sócrates. Tirando isso, nada mais me interessa.

A maneira como o corintiano encarna o estereótipo de "maloqueiro e sofredor" e como a figura do corintiano permeia o imaginário popular (basta ver os inúmeros personagens corintianos feitos na televisão e no cinema) é interessantíssima. Mas o exagero chega a torná-los insuportáveis, pois acreditam que são a "melhor torcida do mundo" e que só eles são o "povo". Essa coisa de que "nós somos o povo" no fundo nada mais é do que um argumento totalitário. E abusando um pouquinho da lei de Godwin, uma coisa é ser mais popular, outra é ser "o povo", tipo o "fusca", carro do povo alemão, mas... para o Hitler. Em suma, povo é muita gente.

Obviamente que não acho que exista uma torcida mais apaixonada por um time do que outra. Em todos os times encontraremos torcedores obcecados, colecionando tudo sobre o seu clube do coração. Afinal de contas, o futebol é movido à paixão e como todo mundo sabe a paixão faz o indivíduo perder a cabeça, a sua individualidade e a idealizar de maneira mítica o seu objeto de amor, neste caso o time de futebol.

Falando sobre isso, lembrei desta passagem do filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos": “O sujeito pode trocar tudo. De cara, de casa, de família, de namorada, de religião, de Deus. Mas há uma coisa que ele não pode trocar. Ele não pode trocar sua paixão.” (Pablo Sandoval)

Mas voltando ao assunto, a fase da democracia corintiana é a que eu mais gosto. A democracia foi idealizada pelos jogadores Sócrates, Casagrande e Wladimir, na qual todos os jogadores tinham direito de votar e decidir junto com a diretoria os rumos do clube. Nesta época, o Corinthians de Sócrates foi o único clube a falar abertamente em democracia em meia à ditadura militar. Isso é um mérito e tanto para um time e acredito que ninguém nega isso. Pena que passou e o Corinthians do Andrés não lembra nada o Corinthians da Democracia.

Sobre o doutor Sócrates, acho uma lástima ele não ter jogado no meu Tricolor, mas pelo menos o seu irmão Raí veio e fez uma belíssima história com o manto são-paulino.

Enfim, corintianos, aqui deixo esta homenagem aos 101 anos do Coringão e aos grandes jogadores que vestiram a camisa deste time, como Rivelino, Sócrates, Zenon, Neto, Tevez, Ronaldo e tantos outros.

Salve o Corinthians!

Hino do Corinthians. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicionário de símbolos

Adão


Primeiro homem, imagem de Deus, ser supremo em humanidade, ordem moral, natural e ontológica, a consciência, a razão, a liberdade, a responsabilidade, a autonomia, todos os privilégios do espírito (encarnado), Jesus Cristo é o novo Adão e equivaleria ao Self;  homem cósmico, fonte de todas as energias psíquicas (Jung), arquétipo do pai e do ancestral.


Adão simboliza o primeiro homem e a imagem de Deus.

Isso significa muito mais do que uma prioridade de tempo.

Adão é o primeiro na ordem da natureza, é o ponto culminante da criação terrestre, o ser supremo em humanidade.

A palavra não evoca o pitencatropo (Paleontologia -  antropóide hominídeo fóssil da família dos Pitecantropídeos - ou dos Hominídeos - que viveu no Plistocénico - Plitosceno)  que marcaria uma etapa na evolução ascendente de uma espécie.

Sua primazia é de ordem moral, natural e ontológica (Ontologia = pensamento filosófico e idealista que a explica a existência de Deus de modo real quando pela lógica é impossível): Adão é o mais homem dos homens.

O símbolo transporta-nos a um nível de consideração completamente diferente do da história.

Além disso, é feito à imagem de Deus.

Sob um ponto de vista simbólico, pode-se entender a expressão no sentido de que Adão é feito à imagem de Deus do mesmo modo que uma obra prima é feita à imagem do artista que a realizou.

E é esta a realidade do espírito na criação que Adão simboliza: à imagem de Deus, mas diferente de Deus.

Daí derivam as outras inovações no universo: a consciência, a razão, a liberdade, a responsabilidade, a autonomia, todos os privilégios do espírito (encarnado) e portanto, somente à imagem de Deus, mas não, idêntico a Deus.

Adão simboliza o pecado original, a perversão do espírito, o uso absurdo da liberdade, a recusa de toda dependência.

Em todas as tradições, o homem que tenta se igualar a Deus é punido com sanção fulminante.

Conforme a doutrina cristã, eis que aparece um outro Adão, Jesus Cristo, o segundo Adão na ordem cronológica, mas também ele o primeiro no sentido místico do termo, e na realidade, mais verdadeiramente primeiro que o primeiro Adão, porque ele é o mais homem dos homens numa escala superior, primeiro na ordem da natureza e na ordem da graça, ambas as ordens alcançando nele sua perfeição suprema.

Ele é ainda mais do que a aparição do espírito na criação, é a encarnação do Verbo, a própria palavra de Deus feita homem, o homem divinizado. Já não é imagem, é realidade.

O segundo Adão simboliza tudo quanto havia de positivo no primeiro, e o eleva ao divino absoluto; simboliza a antítese de tudo o que ele tinha de negativo, substituindo a certeza da morte pela da ressurreição.

As tradições judaicas, com influências iranianas e neoplatônicas, muito especularam sobre o simbolismo dos primeiros capítulos de Gênesis.

Adão siginifica homem terrestre criado por Deus com a terra (em hebraico: 'adamah: terra lavrada; terra dos homens).

Golem de Praga
Antes disso, conforme a Cabala, ele é chamado de Golem (ser artificial mítico, associado à tradição mística do judaísmo,  que pode ser trazido à vida através de um processo mágico. No folclore judaico, o golem (גולם) é um ser animado que é feito de material inanimado, muitas vezes visto como um gigante de pedra. No hebraico moderno a palavra golem significa "tolo", "imbecil", ou "estúpido". O nome é uma derivação da palavra gelem (גלם), que significa "matéria-prima").


O Tamulde descreve as doze primeiras horas do primeiro dia (ou período) de Adão:
1) a terra é acumulada;
2) a argila transforma-se num Golem;
3) seus membros distendem-se;
4) a alma é lhe insuflada  por Deus;
5) Adão põe-se de pé;
6) Adão dá nome aos seres vivos;
7) recebe Eva;
8) Adão e Eva procriam-se: de dois, tornam-se quatro;
9) proibição sofrida por Adão;
10) desobediência do casal;
11) sentença proferida contra eles;
12) expulsão do Paraíso.

Cada hora corresponde a uma fase simbólica da existência.

Segundo a Agadá (textos do Tamulde de natureza homilética, exegética, ética e histórica), a mulher criada simultaneamente com Adão teria sido Lilit. Ambos não se entenderam e Caim e Abel teriam disputado a posse da mulher. Então, Deus reduziu a pó o primeiro homem e a primeira mulher. Depois, recria em primeiro lugar o homem e o homem subdivide-se em macho e fêmea.

Adão é igualmente o símbolo do primeiro homem e das origens humanas, conforme outras tradições.

Para grande época histórica há um homem primordial que desempenha o papel de um novo Adão.

Na análise de Jung, Adão simboliza o homem cósmico, fonte de todas as energias psíquicas.

Mais frequentemente, visto sob a forma do velho sábio, corresponde ao arquétipo do pai e do ancestral: é a imagem do ancião, de insondável sabedoria, proveniente de uma longa e dolorosa experiência.

Pode, eventualmente, tomar nos sonhos a figura de um profeta, de um papa, de um sábio, de um filósofo, de um patriarca, de um peregrino.

A aparição do velho sábio simboliza a necessidade de integrar à terra a sabedoria tradicional ou de atualizar uma sabedoria latente.

O segundo Adão, cuja cruz se ergue sobre o túmulo do primeiro Adão, simbolizaria o surgimento de uma nova humanidade sobre as cinzas da antiga.

O segundo Adão, o Cristo, simbolizaria o self, ou a perfeita realização de todas as virtualidades do homem. Contudo, esse símbolo de um Adão heroi-crucificado-ressuscitado-salvador age como uma carga energética, imanente (conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino - ou força - dentro de um mundo físico), que incita a uma transfiguração interior.

É possível ver, nessas três fases, os símbolos da progressão do homem no caminho da individuação:

1) a indistinção numa coletividade;
2) a separação do ego que se afirma em sua personalidade virtual;
3) a realização dessa personalidade pela integração de todas as suas forças numa unidade sintética e dinâmica.

Fontes:
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 11-14.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golem

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Paula no R.H.


Corra atrás dos seus sonhos!


Olá, queridos leitores!

Gostaria,  primeiramente, de pedir desculpas pela ausência nas últimas semanas, mas existem momentos em que a vida passa por turbilhões e devemos resolver, né? 

No último sábado, 27 de agosto, comemorei com muita alegria o Dia do Psicólogo e apesar de já fazer isso desde os tempos de estudante, este ano teve um gostinho especial. 

Digo especial porque é um sentimento sem explicação concluir uma faculdade. Quando essa graduação faz parte de um sonho, então, traz uma alegria sem tamanho.

Por isso, recomendo a todos aqueles que ainda não sabem qual curso irão fazer, mas que possuem o sonho e o desejo de estudar, que tracem o caminho que deve ser percorrido, analisem as vantagens e desvantagens do que se propuseram a fazer e se perceberem que vale a pena, não pensem duas vezes. 

Uma profissão é necessária nos dias de hoje, entretanto, quando a profissão escolhida realiza o ser humano no âmbito profissional e pessoal, a experiência se torna muito mais agradável. 

Falo por mim: ser psicóloga é muito prazeroso! 

E como sou psicóloga da área de RH, toda vez que entro em contato com um candidato e posso afirmar a ele “você foi aprovado”, fico muito contente com a reação do mesmo, pois, posso perceber sua felicidade. 

Escolham suas profissões de acordo com suas motivações. 

Para aqueles que já se formaram, aconselho que busquem maneiras de aprimorar e desenvolver novas aptidões. Não apenas porque o mercado competitivo de trabalho exige,  mas também, para a auto satisfação.

Afinal quem não gosta de receber aquele elogio pelo trabalho que realizou? 

Abraços,


Paula Veber

,






Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com