quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicionário de símbolos

Ablução



Purificação ritual através da água, apropriação da força invisível das águas.



Na Ilíada (poémica épico grego, cuja autoria é atribuída a Homero, que narra os acontecimentos ocorridos por mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Tróia), lavar as mãos é um gesto de purificação ritual.
É um símbolo de purificação através da água.
Para Pilatos, simboliza uma recusa de responsabilidade, mas não a legitima.
Nos hinos homéricos, a ablução não basta para lavar a consciência das faltas morais.
Com a ablução, assimilam-se as virtudes da fonte: as diversas propriedades das águas comunicam-se àquele que delas se impregna; elas purificam, estimulam, curam, fecundam.
A ablução é um meio de apropriar-se da força invisível das águas.


Referência: Dicionário de símbolos. CHEVALIER, Jean & GHEERBRANDT, Alain. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 5-6.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Paula no R.H.


Carreira em RH 
 

                                                                    REPRODUÇÃO
Por Paula Veber


Queridos leitores,
 
Você sabe como se dá o processo de evolução da carreira de um profissional em RH?

É comum encontramos administradores e psicólogos na área de Recrutamento & Seleção. Isso não significa que não tenhamos outras profissões no ramo, pois,  eu mesma já me deparei com fisioterapeutas, pedagogos, publicitários, entre outros.

Mas qual o caminho mais corriqueiro a ser percorrido por um profissional de RH?
 
Enquanto cursam a graduação, todos os alunos, independente da faculdade que escolheram, se  deparam com as áreas possíveis de atuação no futuro e procuram  se identificar com algumas e eliminar as que menos chamam à atenção. 

O caminho profissional passa, normalmente, pelo estágio, que comprova se a identificação  acadêmica se confirma no exercício da profissão. Através do estágio, é possível perceber se   devemos desenvolver nossas habilidades naquilo que escolhemos ou se é necessário procurar algo novo. 
 
Após a conclusão da faculdade, o profissional pode estar qualificado para atuar como  Analista de RH, Consultor de RH, Selecionador, entre outros, uma vez que, a nomenclatura das funções e a hierarquia dentro da empresa depende da cultura organizacional.

Não existe um modelo padrão ou uma regra a ser seguida por todas as empresas. 

Algumas culturas encaram o Analista como aquele que “analisa” o trabalho solicitado, entende a demanda e busca alcançar o objetivo.

O Consultor, por sua vez, possui o papel de caráter consultivo, ou seja, ele entende a demanda e busca auxiliar seu cliente, o orientando quanto a melhor forma de buscar o profissional  que deseja no mercado de trabalho.

O Selecionador, na maioria das empresas, tem função muito parecida com a de um analista, já que as nomenclaturas podem indicar apenas posições dentro da hierarquia e, não, funções distintas. 
 
Quem deseja constituir carreira na área de Recursos Humanos, precisa, inicialmente ,definir qual área quer seguir e a partir daí traçar objetivos, como por exemplo, fazer uma especialização, uma pós-graduação, MBA, ou todos esses. 

Contudo, é necessário ressaltar que somente os psicólogos estão aptos a aplicar e corrigir testes  psicológicos, sendo essa prática terminantemente proibida aos demais profissionais.  Por isso, apenas o profissional graduado em Psicologia pode buscar meios de aprimoração e de se tornar especialista nessa área.

Existem vários caminhos e  cada profissional traça o seu. 
 
Mas, o mais importante é definir o que se quer para o futuro e traçar  metas. 

Assim, o profissional  poderá crescer e se desenvolver com maior facilidade e esse conselho não serve apenas para o plano de carreira, mas, também para quaisquer áreas de nossas vidas.






Paula Veber é psicóloga e Consultora de Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Amanda comenta

Quase 49 anos depois...

 

Por Amanda Borba

 

Pois é, queridos leitores, a história se repete. Santos e Peñarol disputarão a final da Copa Libertadores deste ano.

Vamos entrar no túnel do tempo...

Em 1962, o Santos venceu a sua primeira Libertadores em cima do Peñarol do Uruguai em três jogos eletrizantes:





Este vídeo mostra imagens dos três jogos entre Santos e Peñarol na final da Taça Libertadores de 1962.

O primeiro jogo foi no lendário estádio Centenário, em Montevideo. O Peixe venceu o Manya por 2 a 1. O segundo jogo aconteceu na Vila Belmiro e o Peñarol venceu o Santos por 3 a 2 em um jogo equilibradíssimo. A terceira e última partida foi realizada no estádio do River Plate, o Monumental de Nuñez. Infelizmente, neste dia o Santos não deu a menor chance para os carboneros, vencendo a partida por 3 a 0, sagrando-se campeão daquele ano.

Mas a revanche dos “charruas” aconteceu três anos depois, na semifinal da Libertadores de 1965. No primeiro jogo, o Santos venceu por 5 a 4 no Pacaembu. Porém, desta vez o time santista não resistiu ao forte esquadrão uruguaio, que venceu a segunda partida no Uruguai por 3 a 2, e a terceira partida, na prorrogação, por 2 a 1, no estádio Monumental de Nuñez.

Além da Copa Libertadores, Peñarol e Santos se enfrentaram em 1968 e 1969 no triangular da Zona
 Sul-Americana da Recopa dos Campeões Intercontinentais, com um título para cada lado.

Nos anos 60, ambos os times eram esquadrões, verdadeiros timaços. Se a linha de frente do Peixe era composta por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, a linha de frente do Manya também era sensacional, tendo Abbadie, Pedro Rocha, Spencer, Sásia e Joya.

Bom, o fato é que 48 anos depois as duas equipes decidem mais uma vez a Copa Libertadores. Porém, o Peñarol não é mais aquele dos anos 60. É apenas o Peñarol do bom jogador uruguaio Matias Mier.

O Santos também não é mais aquele, porém tem uma equipe muito melhor que a do Peñarol e além disso conta com o talentosíssimo (e mala) Neymar, que vem fazendo a diferença para o time praiano.

Muitos devem estar pensando: “Então o Santos já pode comemorar o seu terceiro título da Libertadores?”. Claro que não, né. Este time do Peñarol é completamente imprevisível e difícil de avaliar. Mesmo jogando mal, eles sempre acabam encontrando um gol que ninguém nem espera. Depois recuam, seguram o resultado e jogam no contra-ataque. Foi assim com os colorados gaúchos e com os fortineros argentinos.

Aliás, quem viu os dois jogos contra o Vélez percebeu nitidamente que o time argentino foi melhor nos dois jogos, porém não soube aproveitar as oportunidades que surgiram. E quem assistiu o segundo jogo em Buenos Aires, viu o bizarro pênalti cobrado pelo uruguaio Santiago Silva (que jogou no Corinthians, mas foi tão insignificante que os corintianos nem se lembram dele e com razão). O pênalti foi um horror, praticamente decretou a eliminação do Velez.


A maior bandeira do mundo é da torcida do Peñarol. Não só a maior, mas a mais bonita também.

O fato é que Inter e Vélez também eram melhores e se ferraram. O Santos é muito melhor, mas vai ter que lutar (muito) para vencer os aurinegros.

Também é importante lembrar que o Peñarol só será dado como “morto” quando o juiz apitar o fim da segunda partida, pois os carboneros já ganharam mais de uma Libertadores com gols nos minutos finais. Viradas inesperadas são com eles mesmo.

Fora do Uruguai, poucos amantes do futebol são capazes de entender a importância histórica que tem o Peñarol.

Sabe o famoso "Maracanazo"? Não é exagero dizer que a seleção uruguaia era todo o time carbonero: do lendário Obdúlio Varela ao ponta esquerda Alcides Ghiggia, o “iluminado” que fez o gol do título do Uruguai sobre o Brasil em pleno Maracanã na Copa do Mundo de 1950. Ou seja, o Peñarol fez 200 mil torcedores se calarem e chorarem no Maracanã. Mas isso é só uma parte da grandiosa história deste clube. 

Imagens da histórica final da Copa do Mundo de 1950, o famoso “Maracanazo”. Espero que em 2014 aconteça “o retorno do Maracanazo”, só que dessa vez que seja com a Argentina de Messi como campeã. rsrsrs

Por isso digo que quem tem um mínimo de respeito pela história do futebol sul-americano, certamente olhará com muito carinho para Peñarol.

Como já declarei aqui neste blog, o meu time no Uruguai é o glorioso Peñarol, por isso não vou esconder de ninguém a minha torcida. Eu sei que será difícil, mas para a velha raça uruguaia nada é impossível.

Dale Peña!

Para finalizar, deixo a canção “Solo le pido a Dios”, uma letra lindíssima que fala de humanidade e que foi escrita por Leon Gieco e interpretada magistralmente por “La Negra” Mercedes Sosa. Essa canção tornou-se um dos temas da torcida carbonera, porém com uma letra diferente.