terça-feira, 7 de junho de 2011

Paula no R.H.


Carreira em RH 
 

                                                                    REPRODUÇÃO
Por Paula Veber


Queridos leitores,
 
Você sabe como se dá o processo de evolução da carreira de um profissional em RH?

É comum encontramos administradores e psicólogos na área de Recrutamento & Seleção. Isso não significa que não tenhamos outras profissões no ramo, pois,  eu mesma já me deparei com fisioterapeutas, pedagogos, publicitários, entre outros.

Mas qual o caminho mais corriqueiro a ser percorrido por um profissional de RH?
 
Enquanto cursam a graduação, todos os alunos, independente da faculdade que escolheram, se  deparam com as áreas possíveis de atuação no futuro e procuram  se identificar com algumas e eliminar as que menos chamam à atenção. 

O caminho profissional passa, normalmente, pelo estágio, que comprova se a identificação  acadêmica se confirma no exercício da profissão. Através do estágio, é possível perceber se   devemos desenvolver nossas habilidades naquilo que escolhemos ou se é necessário procurar algo novo. 
 
Após a conclusão da faculdade, o profissional pode estar qualificado para atuar como  Analista de RH, Consultor de RH, Selecionador, entre outros, uma vez que, a nomenclatura das funções e a hierarquia dentro da empresa depende da cultura organizacional.

Não existe um modelo padrão ou uma regra a ser seguida por todas as empresas. 

Algumas culturas encaram o Analista como aquele que “analisa” o trabalho solicitado, entende a demanda e busca alcançar o objetivo.

O Consultor, por sua vez, possui o papel de caráter consultivo, ou seja, ele entende a demanda e busca auxiliar seu cliente, o orientando quanto a melhor forma de buscar o profissional  que deseja no mercado de trabalho.

O Selecionador, na maioria das empresas, tem função muito parecida com a de um analista, já que as nomenclaturas podem indicar apenas posições dentro da hierarquia e, não, funções distintas. 
 
Quem deseja constituir carreira na área de Recursos Humanos, precisa, inicialmente ,definir qual área quer seguir e a partir daí traçar objetivos, como por exemplo, fazer uma especialização, uma pós-graduação, MBA, ou todos esses. 

Contudo, é necessário ressaltar que somente os psicólogos estão aptos a aplicar e corrigir testes  psicológicos, sendo essa prática terminantemente proibida aos demais profissionais.  Por isso, apenas o profissional graduado em Psicologia pode buscar meios de aprimoração e de se tornar especialista nessa área.

Existem vários caminhos e  cada profissional traça o seu. 
 
Mas, o mais importante é definir o que se quer para o futuro e traçar  metas. 

Assim, o profissional  poderá crescer e se desenvolver com maior facilidade e esse conselho não serve apenas para o plano de carreira, mas, também para quaisquer áreas de nossas vidas.






Paula Veber é psicóloga e Consultora de Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com

3 comentários:

  1. Paulinha!!

    Mega show seu texto, muito bacana mesmo .....
    Saber que estou do lado de uma futura escritora.. rsrsrs

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Paulinha! Adorei!!!

    ResponderExcluir