segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Samba

REPRODUÇÃO




Por William Cavalcanti.


 
Antes de começar a falar sobre a história do samba, quero agradecer a oportunidade cedida por minha nobre amiga Amanda Borba.



O samba como muitos sabem, vem da origem do sincretismo africano, trazidos dos navios negreiros para o comércio de escravos ao nosso país em meados do século XVI. Através do batuque do candomblé nas senzalas, ou nos porões dos próprios navios negreiros, os negros saudavam seus orixás, clamavam a saudade da sua Terra Mãe ou Terra da Vida (Ilu Aye) e sonhavam por uma vida melhor, já que um dos motivos maiores para a escravização dos negros foi a ganância.



De lá pra cá, o samba evoluiu. Ganhou novos estilos e gêneros como o samba de enredo. Um samba acelerado que tem como principal objetivo exaltar em seus temas a riqueza da cultura universal mostrando na avenida, a apresentação coreografada do teatro ambulante por agremiações chamadas de ESCOLAS DE SAMBA.


GRSCES Vai – Vai. A música Venceu. Enredo campeão do carnaval Paulistano de 2011. Homenagem ao maestro João Carlos Martins

O samba de breque, outro ritmo caracterizado por frases faladas do intérprete, com graça e malandragem em seu estilo. Um dos principais nomes do samba de breque é Sinhô (José Barbosa da Silva) um dos pioneiros.

Onde Canta o Sabiá - Direção Antonio De Bonis. Direção musical Humberto Araújo cena com Ana Velloso/Maria Clara Wermelinger/Andrea Dantas/Duze Naccarati/Vera Novello musica Cansei (de Sinhô) - Teatro Ziembinski Ano de 2004

Samba de breque - Acertei no milhar. Música de Wilson Batista em parceria com Geraldo Pereira. Cantado por Moreira da Silva.


O estilo samba de breque existe até hoje, mas foi mais difundido por grandes cantores e compositores como Moreira da Silva, Germano Mathias, Dicró, Geraldo Pereira, Haroldo Lobo, Wilson Batista e outros mais...

O samba choro, ritmo caracterizado pela mistura do chorinho e do samba propriamente dito. Dá ao gênero um toque leve e de preciosidade.

Amélia Rabello - Ruas que sonhei. Composição: Paulinho da Viola



O samba de terreiro, ao contrário da alusão do batuque ao candomblé, o samba de terreiro é o ritmo caracterizado por sambas curtos de primeira e segunda parte de refrão continuado e versos repetitivos.


Quinteto em Branco e Preto – Não é só Garoa

Além desses citados, o samba também possui outros ritmos como samba de partido alto, semelhante ao repente nordestino utilizando o improviso nas rimas; o samba-roque com dança semelhante ao twist dos anos 50 e 60, porém um pouco mais cadenciado e coreografia rodopiada entre os casais; o samba de lamento que são canções negreiras entoando saudade e liberdade, entre outros gêneros.



Com o ritmo e dança bem marcado, hoje o samba é considerado uma das manifestações culturais brasileiras, mas ao contrário do que se pensa, o samba não teve início no estado do Rio de Janeiro conhecido como capital mundial do samba, mas sim, no estado da Bahia mais precisamente em Santo Amaro da Purificação a 100 km da capital Salvador no Recôncavo Baiano. Nos terreiros do candomblé e nas rodas de capoeira, os negros começaram suas primeiras melodias e criaram o samba de roda no século XIX. Hoje, o samba de roda é considerado patrimônio cultural da humanidade.



Em 1917, surge o primeiro samba gravado cantado por João da Bahia (Pelo Telefone) e registrado anteriormente em 1916 na Biblioteca Nacional por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, (Donga) irmão do mestre Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixiguinha) e parceria com Mauro de Almeida. Após essa gravação, o samba passou a se popularizar e fixou-se como gênero musical.



REPRODUÇÃO

Selo Odeon do primeiro Samba gravado – Pelo Telefone de Donga e Mauro de Almeida – 1917.


Pelo Telefone: Primeiro samba gravado em 1917 por João da Bahia. Música composta na casa de Tia Ciata cozinheira e mãe de Santo.


Por mero preconceito e racismo aos negros, o samba foi reprimido e discriminado em seu início. Atribuído à cultura africana e suas origens religiosas o samba era considerado pela elite brasileira da época como música de vagabundos, marginais e pobres sem classe. A polícia reprimia aqueles que encontravam na rua qualquer um que segurasse um simples violão. O violão não era considerado um instrumento digno de um cidadão de bem na época devido ao samba. Hoje, o samba é a marca de nosso país, conhecido por todo o mundo sendo até tema de Walt Disney em seus desenhos animados. Também, não existe outro ritmo que exalta tão bem a cultura de nosso país assim também não há um samba que deprecie ou desmotive o nosso Brasil.


Aquarela Brasileira. Samba de enredo compostos por Silas de Oliveira para o carnaval de 1964 para a escola de samba Império Serrano cantado aqui por Martinho da Vila. Uma homenagem ao grande compositor Ary Barroso que não pode ver ao desfile de sua homenagem. Veio a falecer 5 horas antes do desfile da Império.
 
 
 
Desenho de Walt Disney de 1942 – Aquarela do Brasil – Música de Ary Barroso.

 
 
Hoje também conhecido como “pagode” o ritmo mais tocado em rádio, atualmente, e em maioria formados por grupos de “pagode”, é bem provável que muitos não saibam que a palavra pagode significa uma reunião de sambistas em uma roda de samba. Samba, por sua vez, é um gênero musical dançante de raízes africanas.
 
 
 
Samba, agoniza mais não morre...” Passa por desafios mais nunca desiste como um bom brasileiro que é ou foge à luta. Se estiver triste, o samba alegra. Se estiver desiludido, o samba o faz reviver. Se estiver sozinho, o samba faz companhia. Para todo o bem, a culpa é do samba.
Walt Disney – Blame it on the Samba

“… Ser sambista é ver com os olhos no coração.
Ser sambista é crer que existe uma solução.
É a certeza de ter escolhido o que convém
É se engrandecer e sem menosprezar ninguém...”
Arlindo Cruz e Sombrinha – Seja Sambista Também