terça-feira, 31 de maio de 2011

Paula no R.H.


A atuação do psicólogo na organização empresarial


Por Paula Veber
 
                                           REPRODUÇÃO

Olá, queridos leitores!

Você sabe como atua o psicólogo em uma organização empresarial? 

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações e o psicólogo inserido nesses contextos está ligado à gestão dos Recursos Humanos na empresa. 
 
Em uma organização, o psicólogo pode atuar em diversas áreas, como por exemplo, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, clima organizacional, desenvolvimento de competências, entre outras. 

Trata-se de um campo amplo e que a cada dia ganha mais espaço no mercado de trabalho.

Antes, os psicólogos eram requeridos pelas organizações devido  aos  conhecimentos  psicotécnicos que possuíam, os quais, eram normalmente utilizados em processos de seleção.

Atualmente, essa ferramenta ainda é bastante utilizada, mas, se trata apenas  de uma entre os inúmeros recursos que podem utilizar. 

Tá... mas qual é a importância do psicólogo em uma organização? 

Durante sua formação, os futuros psicólogos devem aprender como desenvolver  olhar técnico e cuidadoso em relação ao  “objeto de estudo”, ou seja, o ser humano em toda sua essência.

É importante esclarecer que, mesmo em uma organização, o foco do psicólogo  continua o mesmo, ou seja, a atuação do profissional será voltada para as pessoas que trabalham na empresa.

O psicólogo precisa “olhar” para todas as situações de maneira a definir  formas de  auxiliar, melhorar, proporcionar bem estar e  contribuir positivamente com a organização, procedimentos e colaboradores.

Abraços corporativos.




Paula Veber é psicóloga e Consultora de Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário