segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amanda comenta


Barça! Barça! Barça!


Por Amanda Borba


    REPRODUÇÃO


Olá, caríssimos leitores!

Neste último sábado aconteceu a final da competição de clubes mais importante do mundo: a UEFA Champions League.

O Barcelona venceu o Manchester United da Inglaterra, por 3 a 1, e confesso que escrevo este texto com o coração cheio de felicidade.

Além de são paulina, torço pelo Liverpool na Inglaterra, pelo Napoli na Itália, pelo Boca Juniors na Argentina, pelo Peñarol no Uruguai e pela Seleção Argentina. E como todos podem perceber na Espanha eu sou Barcelona.

Nos últimos anos, o Barça é o único time que me faz vibrar e torcer com satisfação. Eu tenho prazer em ver essa equipe jogar. Aliás, quem gosta de futebol, DE VERDADE, com certeza se encanta com esse time e com o seu espetacular toque de bola.

Antes de começar a falar um pouco do jogo, quero dizer que nada no futebol se compara a uma final de Champions League. Nem mesmo final de Copa do Mundo (geralmente as finais costumam ser chatíssimas). Sem dúvida alguma é um dos maiores espetáculos da Terra!


Este é o hino da Liga dos Campeões da UEFA. A canção chama-se simplesmente "Champions League" e é uma adaptação feita pelo compositor inglês Tony Britten da música "Zadok the Priest" de George Frideric Handel. Em 1992, a UEFA contratou Britten para criar um hino para a Liga dos Campeões. O hino é cantado em três idiomas: alemão, francês e inglês.

Falando um pouco da final, nos primeiros 10 minutos de jogo, o Manchester conseguiu pressionar o Barcelona. Mas depois, os “diabos vermelhos” viraram “anjinhos”. O Barça passou a ser o dono do jogo e abriu o placar com o gol de Pedro Rodríguez.

Entretanto, por um pequeno instante, o Manchester ameaçou a supremacia blaugrana. Rooney, com um gol irregular, empata a partida. Mas ficou só nisso. No segundo tempo, o Barcelona massacrou e Messi “mitou” como sempre. Fez o segundo gol, chutando de fora da área, e começou a jogada do terceiro gol de David Villa.

Barça campeão da Champions League pela quarta vez!


Este vídeo mostra imagens e gols dos quatro títulos da UEFA Champions League conquistados pelo Barcelona.

Porém, o momento mais bonito da festa blaugrana foi o fato do capitão Puyol ter deixado o companheiro de time, Abidal, recém-operado de um tumor no fígado, erguer a taça. Foi de emocionar. Lindo demais!

Ao longo dos 111 anos, o distintivo do Barcelona sofreu diversas alterações. Este é o escudo atual: a cruz vermelha representa a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha); a bandeira amarela e vermelha representa a Catalunha; e o espaço azul e grená representa as cores do uniforme do clube.

O Futbol Club Barcelona foi fundado em 29 de novembro de 1899, pelo suíço Hans Gamper, que colocou um anúncio no jornal revelando o seu desejo de criar um clube de futebol na cidade.

Em seus 111 anos de história, o Barça é o representante de milhões de pessoas de todo o planeta e um símbolo de identidade tanto esportivo, como também social, politico e cultural.

Como já dito anteriormente neste blog, o Barcelona tornou-se um ícone da cultura catalã a partir da ditadura franquista, quando foi proibida qualquer manifestação cultural que não fosse castelhana, tanto que um dos poucos lugares em que se podia falar catalão era o estádio do Barça. O lema més que un club, adotado em 1968, simboliza esta ideia. Também estão presentes na faixa de capitão do time as cores da bandeira da Catalunha.

Esses acontecimentos históricos são importantíssimos e devem ser levados em consideração. Não tenho muito que dizer a respeito disso. Eu não gosto de monarquia, acho que todas as culturas devem ser respeitadas, mas detesto quando ideias nacionalistas e separatistas começam a aparecer. É uma pena que atualmente a Catalunha esteja sendo governada pela ala direitista, conservadora, nacionalista e xenófoba. O Barcelona, mesmo sendo catalão, continua sendo um clube espanhol. Aqui no Brasil, não achamos ridículo quando vemos brasileiros cantarem o hino do seu estado no lugar do hino nacional e ainda por cima exigirem a separação da região? Ou quando paulistas, cariocas, gaúchos, ou quem quer que seja, ofendem pessoas de outros estados? Não é horrível isso? Pois, então, infelizmente esta é a situação atual da Catalunha.

Bom, apesar de tudo isso, o Barça é um time que representa muito mais que a Catalunha e é visto por muitas pessoas, até mesmo por causa de fatos históricos, como um clube defensor dos direitos e das liberdades.

Enfim, um clube que já teve Cruijff, Maradona, Laudrup, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Luís Figo, Ronaldinho Gaúcho e agora o genial Lionel Messi, merece todo o respeito e admiração. E o melhor de tudo é o fato de proporcionar a todos os amantes do futebol o prazer de ver um dos maiores times da história do esporte bretão e o melhor time, até então, do século XXI.

E deixo aqui a frase do mosaico apresentado pela torcida barcelonista nesta final: We Love Football.

Pois é, eu também amo o fantástico futebol desse time e, em especial, o futebol de Lionel Messi.

Visca el Barça!!!


Hino do FC Barcelona cantado em catalão.






Um comentário:

  1. Pelo menos é sao paulina.rs
    Muito legal o seu texto e viva o Barça!

    ResponderExcluir