quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hinos dos times brasileiros

Foto: MAFRA / Capa: Sérgio Grecu


Por Amanda Borba.

Uma das coisas que sempre achei legal no futebol são os hinos dos clubes. Trazem todo um charme ao esporte. É emocionante escutar o hino de um time após a conquista de um campeonato. Acho que todo torcedor tem obrigação em saber cantarolar o hino do seu time de coração. 

É difícil dizer qual hino é mais lindo, é questão de gosto. Ás vezes escuto pessoas falando que acham o hino de tal clube "feio", o que não concordo. Pra mim não existem hinos "feios". Particularmente, gosto de hinos mais vibrantes e principalmente das versões antigas, cantada pela Banda do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara, pois os arranjos são mais garbosos e elaborados.

Abaixo coloquei a ordem dos hinos que considero mais bonitos, lembrando que é apenas uma opinião. 

1º lugar - Hino do Fluminense



Pra mim este é disparado o hino mais bonito. Acho até um pouco sentimental. É completo. Letra e melodia são lindíssimas. O Tricolor Carioca possui um hino oficial, mas seu hino não-oficial é o mais conhecido. O hino popular foi composto na década de 1940 pelo famoso compositor de marchinhas Lamartine Babo. Ele também compôs os hinos não-oficiais dos outros grandes clubes cariocas. 


"Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao Tricolor."

2º lugar - Hino do Flamengo



Durante muito tempo tive uma "quedinha" pelo hino do Flamengo. A letra e a melodia são vibrantes. Não tem como não cantarolar os versos mais famosos do hino. Assim como o Fluminense, o Flamengo possui dois hinos, um oficial e outro popular. Este é o hino não-oficial também escrito por Lamartine Babo.

"Uma vez Flamengo, 
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É o maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer"


3º lugar - Hino do Botafogo



Todo mundo sabe os primeiros versos do hino botafoguense. É um hino alegre e cheio de fé. Este é mais um hino popular composto por Lamartine Babo e que ofuscou o hino oficial do Botafogo que é pouco conhecido na mídia e entre os torcedores. Hoje o hino sofreu uma alteração, mudou o ano de 1910 para 1907, depois da oficialização do campeonato carioca de 1907 em que o time da Estrela Solitária se sagrou campeão. 

"Botafogo, Botafogo
Campeão desde 1910
Foste herói em cada jogo, Botafogo
Por isso é que tu és."  



4º lugar - Hino do Atlético Mineiro



Segue também o mesmo padrão dos hinos cariocas. Este é o segundo hino do Atlético Mineiro. O primeiro hino foi composto em 1928 e em 1969 Vicente Motta escreveu outro hino a pedido da diretoria do Galo que queria exaltar a campanha vitoriosa na Europa em 1950 e o título Campeão dos Campeões de 1937. Vicente Motta havia vencido um concurso de marchinhas de carnaval em Belo Horizonte e se inspirou no estilo de Lamartine Babo para compor o hino mais famoso do alvinegro.

"Nós somos do Clube Atlético Mineiro 
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias 
Clube Atlético Mineiro, Galo forte vingador." 


5º lugar - Hino do São Paulo



A letra é bonita, não tem muita pompa e é de fácil entendimento. A beleza está justamente na simplicidade. A melodia é o ponto alto, pois parece que o hino vai crescendo enquanto se escuta. O hino do São Paulo foi escrito pelo tenente da Força Pública e farmacêutico Porfírio da Paz em 1935. Reza a lenda que quando ele perdeu sua casa, por falta de pagamento, começou a cantarolar de nervoso o nome do seu time de coração. E assim nasceu o hino do Tricolor Paulista.

"Salve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro."  

6º lugar - Hino do Palmeiras



É um hino dotado de vida. Acho muito animado. O hino do Verdão foi composto pelo torcedor, músico e médico italiano naturalizado brasileiro Antonio Sergi e que usava o pseudônimo Gennaro Rodrigues.

"Quando surge o alviverde imponente 
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente 
Que a dureza do prélio não tarda."  


7º lugar - Hino do Santos



É simples, mas inflamado. Este é o hino mais famoso do Peixe. A marchinha Leão do Mar foi composta por Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho e cantada pela primeira vez em 1955, após o jejum de 20 anos sem títulos ser quebrado. O outro hino considerado oficial foi escrito em 1957 e também é belíssimo. Talvez até mais bonito que o hino popular.

"Agora quem dá bola é o Santos
O Santos é o novo campeão
Glorioso alvinegro praiano
Campeão absoluto desse ano."

8º lugar - Hino do Corinthians



A letra do hino é lindíssima, mas acho a melodia um pouco triste. O Corinthians na década de 30 teve um hino pouco conhecido. Escutei o hino antigo, mas achei chatíssimo, não tem comparação com o atual. Já o atual poema corintiano, batizado como Campeão dos Campeões, foi composto em 1953 pelo radialista Lauro D'Ávila e popularizou-se depois da conquista do Campeonato Paulista de 1954, o tão famoso IV Centenário, mas que foi decidido em fevereiro de 1955.

"Corinthians grande,
Sempre Altaneiro,
És do Brasil
O clube mais brasileiro."

9º lugar - Hino do Internacional



A letra do hino colorado é maravilhosa, mas acho que a melodia deixa o hino um pouco pra baixo. Em 1957, o torcedor carioca Nelson Silva, compositor do morro, e que morava há nove anos em Porto Alegre, escreve o hino do Colorado gaúcho no dia de uma derrota do seu time de coração. Assim nasceu, o hino Celeiro de Ases.

"É teu passado alvi-rubro
Motivo de festas em nossos corações
O teu presente diz tudo
Trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro
Teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro
Com o clube do povo do Rio Grande do Sul."


10º lugar - Hino do Grêmio



Gosto da força do hino do Grêmio. Me sinto numa manifestação, num protesto. O primeiro hino do Grêmio foi composto em 1924. Em 1946, a diretoria gremista promoveu um concurso para a escolha do novo hino. O hino atual foi escrito pelo gremista e famoso compositor porto-alegrense Lupicínio Rodrigues em 1953. O hino foi inspirado numa greve de bondes que ocorreu em Porto Alegre, no mesmo ano. Mesmo com este obstáculo muitos gremistas seguiram a pé até o estádio para ver o Tricolor Gaúcho.

"Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver."


Este é o meu top 10 dos hinos dos times brasileiros. Alguns belos cânticos ficaram de fora, como o hino do América-RJ, o hino do Vasco da Gama e o hino do Cruzeiro. Sei que muita gente pode não concordar com a ordem, mas como falei é apenas uma opinião.  Mas e aí, qual é o hino mais bonito na sua opinião, caro leitor do Psicoisinhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário