segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meu nome é Gal!

Meu nome é Gal. Música composta por Bob Charles e Erasmus Charles, popularmente conhecidos como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Está no disco de 1969.


Por Amanda Borba.




REPRODUÇÃO

Há 66 anos nasceu, em Salvador, Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa.

É até tolice comentar que Galzinha é uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Reza a lenda que Elis Regina certa vez disse que no Brasil só haviam duas cantoras: ela e Gal Costa. Convenhamos, essa declaração é a cara da Elis Regina, né.



Gal Costa ainda com influência da Bossa Nova e do jeito de cantar de João Gilberto. Música de 1967.


Cássia Eller, outra grande cantora em minha opinião, numa entrevista disse o seguinte: "A Bethânia marcou mais pela força da interpretação. Bethânia tem uma força única. A Elis Regina nem se fala. É uma das maiores cantoras que já ouvi na vida. A Gal Costa foi a primeira cantora moderna do Brasil. Com certeza abriu um caminho que, se não fosse ela, a gente estaria meio atrasada na forma de cantar."

E assino embaixo. Muitos estudiosos citam Carmen Miranda como a primeira cantora moderna do Brasil. E de fato foi. Antes dela os cantores eram muito formais e ela apareceu com uma maneira mais leve de cantar. Gal Costa também trouxe outra transformação na forma de cantar das cantoras brasileiras. Até então o estilo mais sentimental e a voz empostada eram as principais características entre as cantoras nacionais. Gal sofreu influências da voz possante de Ângela Maria, dos agudos de Dalva de Oliveira, do jeito intimista de João Gilberto e da forma peculiar de cantar de Janis Joplin. Com tudo isso, o resultado foi uma cantora potente, versátil, mas ao mesmo tempo com uma interpretação graciosa e sofreada.



Postei este video no texto sobre o Grêmio. Posto novamente, pois acho a interpretação desta canção maravilhosa, além da Gal estar linda e tocando violão. É um calmante natural.


Bom, mas não estou aqui para fazer comparações entre cantoras, dizer quem foi melhor, quem foi isso ou aquilo. Aliás, acredito que não existe "a maior cantora brasileira" e sim a maior cantora de cada um. Por algum motivo determinada cantora toca mais o seu âmago, o seu estado de espírito, os seus sentimentos do que outra cantora. No meu caso, a cantora brasileira que mais gosto é Gal Costa.


Uma das canções que mais lembram Gal Costa. Vapor Barato foi escrita por Jards Macalé e Wally Salomão e gravada no disco de 1971. 


A voz exótica de Gal Costa sempre me seduziu desde a infância. Uma voz de cristal, afinada, aguda e inigualável. Tecnicamente ela não perde para ninguém. Sua interpretação contida e sugestiva me encanta, assim como também a diversidade de ritmos presente em seu repertório.


Gal cantando um samba de Ismael Silva. A melhor versão desta canção. Também faz parte do disco de 1971.

Eu adoro a fase sessentista e setentista da Gal Costa. Seus primeiros discos são realmente muito bons. Foi também nos anos 70 que Gal se mostrou mais intérprete do que uma cantora com uma voz potente. Neste período, Gal foi tudo: roqueira, jopliniana, tropicalista, desvairada, brejeira, melancólica.



Gal Costa jopliniana. Música de 1969 e de seu disco mais psicodélico. Quem curte música psicodélica vai adorar. Quem não curte, vale a pena escutar para entender as influências na forma de cantar de Gal Costa no início da carreira.


Nos anos 80, Gal atingiu o auge de sua beleza e preferiu focar o lado técnico de sua voz, desistindo, muitas vezes, de ser intérprete. Mal que também acometeu a minha querida Aretha Franklin. Gal gravou algumas boas canções, mas de modo geral foi uma década perdida, seus discos não tinham o mesmo charme de outrora. Ficou melosa demais. Dos anos 90 pra cá, infelizmente, Gal Costa perdeu o brilho. Não lembra nem de longe os seus melhores momentos.

Mas não quero acabar o post falando da minha desilusão com a Gal nas últimas décadas, mas sim relembrando o que esta mulher fez de melhor. Adoraria colocar 365 videos da minha "bonequinha chululu", mas sei que é impossível e seria cansativo rsrsrs. Fiquem com estes dois últimos videos e apreciem a mais bela voz dentre as cantoras brasileiras.


Se Sônia Braga é a Gabriela de Jorge Amado em carne e osso, Gal é a voz de Gabriela.



Para finalizar, deixo aqui a versão que mais gosto desta canção de Chico Buarque, Folhetim. Não achei um video melhor, mas o importante é a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário