terça-feira, 12 de julho de 2011

Paula no R.H.

Minha carreira




Por Paula Veber

Olá, queridos leitores!

Hoje gostaria de dividir com vocês minha história no RH. 

Quando iniciei minha graduação morava no Rio Grande do Sul.

A universidade na qual estava matriculada oferecia um amplo leque de conhecimento nas diversas áreas da Psicologia. 

Ainda no primeiro ano tive a chance de estagiar por seis meses em um fórum e ter contato com a área de Psicologia Jurídica. Confesso que me apaixonei pelo trabalho que era voltado para atendimento a vitimas de violência, em especial, crianças, mas, também atendia outras demandas.

Ao termino do estágio estava certa que esta seria minha área de atuação. 

Por motivos particulares, mudei para a capital do estado de São Paulo e acredito que essa mudança foi o que me proporcionou mudança de interesses, pois, acredito que não teria iniciado em R.H. caso me mantivesse em Porto Alegre.

Trabalhei com Departamento Pessoal por dois anos e gostei da experiência, o que me serviu de base para  atuar em R.H. posteriormente, pois, o D.P. é um dos departamentos mais completos de uma empresa, o que também possibilitou contato (mínimo) com processos de seleção.

Quando saí dessa empresa surgiu a oportunidade de atuar como estagiária de Psicologia em uma Consultoria em R.H., mas, não possuía ainda muita noção de como isso seria, pois, até então, não havia tido contato com a disciplina na faculdade. 

Como estagiária aprendi todas as etapas, técnicas e  tipos de abordagem que envolvem o processo seletivo.

Costumo comentar que essa vivência como estagiária foi imprescindível para minha carreira e para meu desenvolvimento, pois, aprendi muito e pude conhecer melhor a área e me apaixonar por ela.

Acredito que a atuação do psicólogo em R.H. também é clínica, pois, como profissionais, devemos possuir o feeling necessário para tentar conhecer bem o profissional que estamos avaliando.

Durante meus dois anos de estágio conheci todas as atividades de uma consultoria, me aprimorei em algumas técnicas e quando o período de estágio terminou, fui efetivada. 

Trabalho, desde então, com seleção de estagiários e trainees, e, apesar de já ter tido a oportunidade de atuar com seleção de diversos níveis, já ter trabalhado com mapeamento de mercado e qualidade, foi nessa área que me encontrei! 

Selecionar jovens que estão no inicio da carreira e poder orientar, acompanhar o desenvolvimento, ver o crescimento a cada etapa e poder vibrar com a aprovação, é muito gratificante quando isso acontece.

Enfim, contei um pouco da minha trajetória e acreditem, sou muito feliz com o que faço e  hoje eu sei que escolhi certo minha área profissional e só posso deixar um conselho: invista em sua carreira! 

Acredite  naquilo com o que se identificar, corra atrás e boa sorte!!

Um grande abraço.





Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário