segunda-feira, 11 de julho de 2011

Amanda comenta



“Vivemos na melhor cidade da América do Sul...”




Por Amanda Borba

É com este trecho da canção de Caetano Veloso que começo a falar da mais antiga competição entre seleções de futebol em atividade e a principal competição do continente americano, a Copa América.

A Copa América surgiu em 1916 como parte das comemorações pelo centenário da independência da Argentina.

Ao longo dos anos a competição sofreu com a desorganização. A partir do ano de 1993, o torneio passou a ter o seu formato atual, com sede fixa e com participantes convidados de outras confederações.

Os maiores campeões do torneio são as seleções da Argentina e do Uruguai, com 14 títulos cada um. O Brasil vem logo em seguida com oito títulos.

Bom, a Copa América possui inúmeras curiosidades. Por exemplo, a seleção uruguaia foi campeã em todos os anos em que foi país-sede e seu último título foi em 1995, justamente no Uruguai.

A seleção brasileira passou 40 anos sem ganhar uma Copa América e só vencia no Brasil, tanto que o primeiro título fora do país foi na Bolívia, no ano de 1997. Outra curiosidade é que Pelé e Maradona, considerados os melhores jogadores de todos os tempos, nunca ganharam esta competição.

Esta é a nona vez que a Argentina é o país-sede. Nas outras oito oportunidades, a Argentina venceu seis vezes e o Uruguai duas vezes.

Este ano, tudo indica que o título ficará com um dos países da “Tríplice Aliança”: Argentina, Brasil e Uruguai.

Falando um pouco de cada seleção, a minha querida seleção argentina é considerada a grande favorita do torneio, pois está jogando em casa e também por toda a sua tradição. O time é bom, mas muito duvidoso, pois apesar de ter o genial Lionel Messi e excelentes jogadores na frente como Di María, Tevez, Diego Milito e Pastore, a defesa é muito fraca.


Porém, até o momento, a seleção argentina foi decepcionante, empatou com a Bolívia e com a Colômbia, e a grande parcela de culpa está no fraquíssimo técnico Sérgio Batista e na sua horrorosa escalação. Bom, se eu achava o Dieguito um péssimo técnico, o Batista consegue se superar.

Messi, com toda a pressão ao seu redor, também está extremamente apático. Ainda não conseguiu mostrar todo o seu talento. Mais essa minha crítica não quer dizer que ele não continue sendo o melhor jogador da atualidade. Pelo contrário, ele é o melhor e com muitos degraus na frente do segundo, que em minha opinião é o Cristiano Ronaldo. Mas vou torcer muito para que a minha querida Albiceleste deslanche na competição e para que Messi finalmente possa mostrar todo o seu valor.

O Brasil, como sempre, tem uma boa equipe, porém também acho o Mano Menezes ridículo. A defesa, diferentemente da Argentina, é boa. O ataque, não acho grande coisa. Pato, Robinho e Fred jamais seriam titulares da seleção brasileira há 10 anos atrás. Paulo Henrique Ganso e Neymar jogaram poucos jogos pela seleção, então, não dá pra falar muita coisa. Mas ressalto que essa história de “Neymar versus Messi” é uma grande invenção pachequista. Neymar é excelente, mas vai ter que comer muito arroz e feijão para ser um dos melhores do mundo.

A seleção brasileira também está broxante, empatou com a Venezuela e por pouco não perdeu para o Paraguai do bonitão Roque Santa Cruz. Conseguiu empatar no finalzinho. 

Mas, não se deve menosprezar o Brasil. Na última Copa América, em 2007, a seleção brasileira estava repleta de jogadores “meia-boca”, como, por exemplo, Júlio Batista, e não jogou bem durante todo o torneio. Mas na final ganhou de três a zero da seleção argentina, que por sua vez, vinha jogando muito bem a competição, com ótimas apresentações de Riquelme e de Messi.


Enquanto isso, a seleção uruguaia é praticamente a mesma equipe da Copa do Mundo. Além disso, alguns jogadores do Uruguai fizeram excelentes temporadas na Europa, como Suarez e Cavani, além de Diego Forlán considerado o melhor jogador do último mundial. Ah, não posso esquecer o meu querido “Dios” Lugano.

A princípio, o Uruguai era o meu favorito para ganhar esta Copa América. Não acho que seja melhor que Brasil e Argentina, mas, até então, era a equipe mais equilibrada e isso conta muito. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha depois dos dois empates com o Peru e com o Chile. Aliás, a seleção do “Chi-chi-chi le-le-le” vem jogando muito bem.

Até o momento não dá pra saber o que acontecerá daqui pra frente, mas sinto que esta Copa América promete. Torço para que todas as grandes seleções se classifiquem. Vamos esperar o resto da competição.

Deixo um vídeo da música “Canción con todos”, interpretada pela magnífica cantora argentina Mercedes Sosa, considerada um hino da América Latina. 

2 comentários:

  1. Bem, a Argentina parece que finalmente começou a jogar. Mas pra mim até agora o melhor foi o Chile. Sei que tem fama de amarelar, mas como até ano passado a Espanha também tinha, talvez seja uma seleção a ser levada a sério

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima, o Chile é o que está jogando melhor. Porém, mas amarelão que o Chile só o próprio Chile.

    ResponderExcluir