terça-feira, 21 de junho de 2011

Paula no R.H.


Avaliação por Competências


Por Paula Veber


     REPRODUÇÃO

Em inúmeros processos seletivos, as consultorias, agências e as próprias empresas utilizam a avaliação por competências como uma das maneiras de avaliar o perfil do profissional. 

Mas por que utilizar avaliação por competências?

A avaliação por competência fornece ao selecionador visão detalhada do perfil  do candidato, pois, através das vivências experimentadas pelos profissionais é possível identificar a competência  desejada.

Por exemplo, se determinada vaga exige que o candidato seja portador de senso de urgência para ocupá-la, será solicitado que narre alguma situação anterior na qual possuía responsabilidades para entregar em um curto período de tempo, o que avaliará a capacidade do profissional em focar nas situações que necessite de maior urgência em sua resolução. 
 
As Dinâmicas de Grupo, que falamos na semana passada, auxiliam no processo de identificação das competências pois, em cada atividade que é proposta, consideram-se as competências do cargo para, então, montar as dinâmicas para os candidatos. 

Em um Programa de Trainee ou de Estágio,  verificamos os potenciais individuais que deverão ser investigados nas entrevistas. 

Existem inúmeras formas de conduzir a entrevista para obter as informações necessárias, sendo que, a mesma pergunta pode ser feita de formas diferentes. 

O mais importante, nessa ocasião, é a sinceridade e clareza com que o candidato apresenta  seu exemplo; às vezes quando a resposta não é convincente ou nítida, normalmente, o selecionador realiza  a mesma pergunta com outro exemplo.

Vale ressaltar que para qualquer atividade que você exerça em uma empresa existem as competências/características da função e por meio da entrevista é que o selecionador a identificará. 

Minha dica é para que o candidato mantenha a calma e quando questionado sobre algo que ainda não tenha vivenciado, seja sincero e explique como agiria naquela situação, deixando claro que ainda não passou por tal experiência. 

E quando já tiver vivenciado a experiência exigida,  exponha sua postura,  atitudes e  resultados  de maneira objetiva.

Quase sempre dá certo!

Abraços.



Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário