terça-feira, 28 de junho de 2011

Paula no R.H.




Dicas de Mercado

Por Paula Veber



Olá, queridos leitores!

O mercado de trabalho apresenta épocas no ano com maiores índices de aquecimento, ou seja, surgem mais oportunidades de emprego. 

Se enganam os que pensam que tal aquecimento ocorre apenas no início do ano, pois, apesar de existir uma alta no número de vagas entre janeiro e fevereiro, as oportunidades crescem bastante em meados de março. 

Julho também é um período de alto aquecimento, seja para o estudante que busca um estágio para desenvolvimento, ou para o profissional recém-formado que pretende se inserir no mercado através de um cargo trainee.

Os profissionais que já estão inseridos no mercado, e que estão buscando novas oportunidades de crescimento, também possuem grandes chances nessa época, pois, o mercado se mantém em alta no período de abril até o final do ano. 

Na época natalina, e os meses que a antecedem, cresce o número de vagas temporárias, sendo que, muitas destas, tornam-se efetivas (dependendo do ramo de atividade e, principalmente, da atuação do profissional), pois, em algumas situações a empresa se identifica com o profissional e com o trabalho deste, ampliando a equipe.

Gostaria de deixar algumas dicas sobre como se portar em uma entrevista e assim aumentar suas chances na hora da contratação.


1ª PONTUALIDADE: leve em consideração a hora marcada em toda e qualquer entrevista que você for participar, chegando cinco ou dez minutos antes, pois, isso conta muito e demonstra responsabilidade. Quem mora em metrópole, deve saber que nem sempre podemos prever as condições do trânsito ou problemas com transporte, por isso, caso perceba que não chegará no horário marcado, entre em contato e posicione a pessoa com a qual irá conversar. Se for inevitável, você até poderá chegar atrasado, mas, se avisar, também  demonstrará respeito e consideração com o processo  e, assim, ganhará um ponto no processo seletivo.





2ª VESTIMENTA: Conta muito!! Homens: traje social sempre é bem vindo, ou seja, camisa, calça social (preta ou azul marinho causam melhor impressão) e sapato com meia social (na dúvida, use preta); evitem meias soquetes. Mulheres: sugiro roupas discretas e nem sempre é necessário usar um terno feminino, pois, isso depende muito da vaga pela qual se está concorrendo. O importante é não exagerar nem nas roupas, nem nos acessórios, primar pela discrição e nada de maquiagem de festa! Tomem cuidado com esmaltes também. Sei que a moda exige cores vibrantes, mas, lembre-se que o que mais importa na entrevista é sua postura e vivência profissionais. O traje vai depender de área de atuação e  do segmento da vaga, mas, sempre tome cuidado, se for pra pecar, que não seja pelo excesso.



entrevista-trabajo

3ª ENTREVISTA: Por último, tente ser claro, exponha as vivências com objetividade, tente responder com o máximo de informações às perguntas sobre experiências passadas e expectativas. Mantenha a calma e demonstre seu interesse quanto à oportunidade, pois, a empresa deseja encontrar o profissional que melhor se adequará à vaga. Mesmo que você não obtiver um retorno positivo, tente buscar um feedback com o entrevistador, pois, além de mostrar interesse e comprometimento da sua parte, você estará aprimorando suas qualidades.





Um abraço!






Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.

Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?  

Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário