segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal e espírito natalino: Pra quê tudo isso?

REPRODUÇÃO


Por Amanda Borba.


Mais um ano se vai e de novo chega o Natal. E mais uma vez as opiniões sobre a festa se dividem. Talvez nem tanto assim, mas existe quem não goste da data. 

Todo ano repetimos a mesma ladainha do Natal: "Feliz Natal, que você tenha muita saúde, muito dinheiro, muita paz, muita alegria e que o próximo ano seja muito próspero."

Entendo quem não gosta da festa. Assim como as outras datas, o Natal é mais uma época de grande consumismo, as pessoas se entopem de dividas e é mais uma data perfeita para o comércio, o que faz perder um pouco do sentido original da data. E aí a gente se pergunta: Pra quê tudo isso? 

Também concordo quando dizem que as pessoas agem com hipocrisia nesta época, querem ser "boas" somente no Natal, enquanto na maior parte do ano não o são. Falam coisas boas, mas durante todo o ano não seguem o que a boca fala. E aí a gente se pergunta novamente: Pra quê tudo isso?

Outros dirão: Poxa vida Amanda, 25 de dezembro tem origem em comemorações pagãs. O Natal é uma farsa. A data foi escolhida pelo fato de acontecer o solstício de inverno no hemisfério norte e o solstício de verão no hemisfério sul. E mais uma vez nos perguntamos: Pra quê tudo isso?

Respondendo a última pergunta eu penso o seguinte: todas as religiões herdam elementos de religiões anteriores. Não existe farsa. O Cristianismo popular que cultua santos é exatamente como o paganismo politeísta da Roma antiga ou da Grécia clássica. Santos são como os deuses. E assim é porque além da religião da Igreja, existe a que importa: a do povo, que cria os seus cultos: Maria é a nova forma da Deusa Mãe. Portanto, as datas vão sendo apropriadas por cada época. 

Mas vão dizer: o povo não entende isso, Amanda. Eu respondo: Ah, entende sim. Quem não entende são os esclarecidos que vieram tirar o povo das trevas da ignorância e,que alardeiam a falsidade num discurso anti-cristianismo que não faz sentido, já que toda tradição mistica herda elementos de uma anterior. Sinceramente, não passam de uns chatos.

Embora, eu concorde com todas as críticas, o Natal sempre foi a data comemorativa que mais gostei. Sempre fico mais sensibilizada nesta época. As minhas melhores lembranças vem desta época do ano. Lembro muito do meu pai ganhando cesta de natal do trabalho, do sabor das nozes, do gostinho do panetone, de como a mesa ficava farta, dos belos enfeites de natal (ah, como eu adoro a combinação dourado, verde e vermelho!) e de como as pessoas ficam mais gentis. Talvez o outro motivo que me faça gostar do Natal seja o fato do meu aniversário ser próximo desta data. 

Mas não devemos esquecer que somos humanos, nunca seremos perfeitos e estamos aqui para evoluir e isso a gente somente alcançará através da nossa experiência. Dito isto, destaco aqui uma das frases mais controversas de Jesus e que diz muito sobre as nossas divergências de ideologias: "Não vim para trazer a paz, mas a espada". Mesmo as coisas que deveriam ser "teoricamente boas" não serão aceitas pacificamente. Isso exigirá muita luta. Infelizmente.

Entretanto, eu vejo muitas coisas positivas no Natal. Acho que é uma data necessária para nos fazer refletir (ou pelo menos tentar) sobre o que fizemos até então. É nesta época que preferimos evitar conflitos e nos calamos em alguns momentos para não magoar alguém. Quantas vezes a gente não pensou: "Deixa pra lá, é natal". 

É justamente neste momento que devemos aprender e desta forma nos transformar e assim levar o tal "espírito natalino" para todos os outros meses do ano e não somente em dezembro. 

Mesmo aqueles que não comemoram ou que possuem outra religião ou mesmo que não tenham nenhuma crença darão um significado próprio a data. E independentemente destes significados, tenho certeza que a reflexão acontecerá.

E é isso. Deixo abaixo algumas canções natalinas que gosto muito. Feliz Natal pessoal! =)




Otis Redding - Merry Christmas, baby. Tudo o que ele canta é comovente.



Novos Baianos e a melhor versão da melhor canção natalina brasileira (e a mais triste também), escrita por Assis Valente 


John Lennon - Happy Christmas (War is over) - A canção que mais me emociona.  


2 comentários: