quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicionário de símbolos


Afrodite (Vênus)



Deusa da mais sedutora beleza, cujo culto, de origem asiática, é celebrado em numerosos santuários da Grécia, principalmente na ilha de Citera.


A Mutilação de Urano por Saturno, de Giorgio Vasari e Gherardi Christofano (século XVI).
Filha do sêmem de Urano (o Céu) derramado no mar, após a castração do Céu por seu filho Cronos (daí a lenda do nascimento de Afrodite, que surge da espuma do mar).






O pênis, tão logo cortando-o com o aço   O Nascimento de Vênus, de Adolphe-William Bouguereau (1879).
atirou do continente no undoso mar,  
aí muito boiou na planície, ao redor branca  
espuma da imortal carne ejaculava-se, dela  
uma virgem criou-se. Primeiro Citera divina  
atingiu, depois foi à circunfluída Chipre
  e saiu veneranda bela Deusa, ao redor relva  
crescia sob esbeltos pés. A ela, Afrodite,  
Deusa nascida de espuma e bem-coroada Citeréia
  apelidam homens e Deuses, porque da espuma  
criou-se e Citeréia porque tocou Citera,  
Cípria porque nasceu na undosa Chipre,  
e Amor-do-pênis porque saiu do pênis à luz.  
Eros acompanhou-a, Desejo seguiu-a belo,  
tão logo nasceu e foi para a grei dos Deuses.  
Esta honra tem dês o começo e na partilha  
coube-lhe entre homens e Deuses imortais  
as conversas de moças, os sorrisos, os enganos,  
o doce gozo, o amor e a meiguice.

Esposa de Hefestos, o Coxo, por ela ridicularizado em várias situações, Afrodite simboliza as forças irreprimíveis da fecundidade, não em seus frutos, mas no desjo apaixonado que acendem entre os vivos.

Por essa razão, é muitas vezes representada em meio às feras que a escoltam.

É o amor sob sua forma física, o desejo e o prazer dos sentidos; ainda não é o amor em um nível humano.
Zeus e Hera.
No nível mais alto do psiquismo humano, onde o amor se completa pela união com a alma, cujo símbolo é Hera, a esposa de Zeus, o símbolo Afrodite exprimirá a perversão sexual, pois o ato da fecundação só é buscado em função da primazia do gozo a que a natureza o vincula. Assim, a necessidade natural exerce-se perversamente.





Todavia, pode-se indagar se a interpretação desse símbolo não haverá de evoluir com o prosseguimento das pesquisas modernas sobre os valores propriamente humanos da sexualidade.

Mesmo nos meios religiosos, de uma moralidade exigente, o problema deve ser estudado no sentido de saber se o único fim da sexualidade é a fecundidade, se não seria possível humanizar o ato sexual independentemente da procriação.

O mito de Afrodite poderia permanecer por algum tempo ainda como imagem de uma perversão, a perversão da alegrai de viver e das forças vitais, não mais porque a vontade de transmitir a vida estivesse ausente do ato do amor, mas porque o próprio amor não estaria humanizado: permaneceria no nível animal, digno dessas feras que compõem o cortejo da deusa.

Se houvesse, finalmente, uma evolução, Afrodite poderia surgir como a deusa que sublima o amor selvagem, integrando-o a uma vida verdadeiramente humana.

                                                     Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli (1482–1486).
  
Fonte: 
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 14.
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Urano
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Afrodite

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