Você foi contratado! Parabéns, mas, e agora?
Olá, queridos leitores!
Vocês já elaboraram aquele currículo sucinto e com informações importantes e claras, já passaram por Dinâmicas de Grupo, Entrevistas por Competências e com gestores, talvez foram avaliados através de algum teste e, então, recebramm aquela ligação tão esperada dizendo, “você foi aprovado no processo seletivo, traga a documentação tal dia, pois seu inicio será dia x”?
Oba!!
Que noticia maravilhosa!
Entretanto, quando essa situação ocorre, sempre bate aquele frio na barriga, independente do candidato ter procurado uma oportunidade melhor, pois, empregado, não estava satisfeito no atual emprego ou por buscar uma recolocação, já que estava disponível no mercado.
Mas por que será que esse "medo" vem mesmo?
Nós, seres humanos, estamos em constante evolução, mas, não somos devidamente preparados em nenhuma das nossas etapas de vida, para o desconhecido, seja no que diz respeito à primeira vivência profissional ou à décima.
O que não é conhecido assusta e nos deixa inseguros.
Mas, se fomos aprovados, logo, gostaram do nosso perfil e acreditam que atenderemos às expectativas da empresa, certo? Mas, quais são essas expectativas?
Em toda e qualquer empresa, existem as “competências” gerais que são esperadas e sempre bem vistas e são independentes do ramo de atuação de cada uma.
Entre elas, estão o comprometimento, a responsabilidade, postura, pro atividade, pontualidade e respeito ao colega e ao ambiente de trabalho.
As empresas esperam que o profissional recém contratado assuma pra si todas as atividades que lhe propuserem e com isso, o mesmo poderá mostrar responsabilidade e comprometimento.
A postura do novo colaborador inclui a vestimenta adequada para o tipo de cargo que ocupa, vocabulário e forma de comunicação apropriados para o grupo com o qual trabalhará.
O profissional será bem observado no inicio de suas atividades, pois, os gestores que o contrataram desejam ter certeza que não se enganaram.
A a postura conta muito, contra ou a favor do profissional, e, logicamente, vai de acordo com o a função para qual foi contratado. Por exemplo, se o profissional atua com vendas, esperam que seja mais comunicativo, ou, se atua na área de telemarketing, que tenha uma boa comunicação verbal, ou, se ocupa a função de secretária, que seja simpática e organizada. Entretanto, os exageros, em todas as funções ocupadas, podem desagradar.
Pro atividade, no meu entendimento, é sinônimo de iniciativa, é o mostrar-se disponível, interessado e capaz de buscar soluções para aquilo que ainda não foi solucionado, situações estas, que as vezes nem eram de responsabilidade direta do profissional.
É o assumir a responsabilidade frente aquilo que lhe foi apresentado no ambiente de trabalho.
Pontualidade mais uma vez!
Ela vai estar sempre no meio corporativo. O profissional deve ser pontual, pois, isso demonstra, mais uma vez, a maneira com a qual o mesmo encara a empresa, bem como, transmite aspectos como responsabilidade e comprometimento.
Respeito no ambiente de trabalho também é imprescindível!
Cá entre nós, respeito é algo que deve fazer parte de nossa vida em todas as nossas relações, sendo corporativas ou não.
Respeito, a meu ver, é uma das bases para o sucesso, pois, “respeito é bom, e eu gosto”.
Na verdade, todos gostam e esperam ser respeitados e isso só irá mostrar a maturidade do profissional, bem como o fato de saber trabalhar em equipe e saber ouvir e discutir ideias, pois, quando se respeita a opinião dos demais profissionais, a troca de informações, experiências e ideias fluem de maneira natural.
Foram algumas dicas para aqueles que estão iniciando e para aqueles que estão participando de processos e, logo, passaram por essa situação.
Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.
Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?
Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com
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