Orientação de Carreira
Por Paula Veber.
Olá, queridos leitores.
Escrevo do interior do Rio Grande do Sul, de uma temperatura em torno de 3Cº.
Recebi recentemente e-mail da leitora Gabriela, com algumas dúvidas, por isso, decidi respondê-lo em tópicos, essas informações podem solucionar eventuais dúvidas de outras pessoas.
O primeiro ponto a ser abordado será o de direcionamento de carreira.
Quando concluímos a graduação, devemos “perceber” com qual área temos mais afinidade e, então, focar nela. Em seguida, devemos levar em consideração as possíveis áreas profissionais de atuação e realizar uma pesquisa sobre as diferentes ramificações que a área escolhida oferece.
Nossa leitora, graduada em Psicologia, possuía dúvidas sobre especializações nessa área.
Por isso, seguirei essa profissão como exemplo.
A especialização em Psicologia Organizacional é recomendada para aqueles que buscam ter uma visão geral dos processos organizacionais; Gestão de Pessoas, se a afinidade preponderante é o lidar com outras pessoas e levá-las ao desenvolvimento de suas carreiras; Gestão em R.H., visa atuação mais estratégica do negócio.
Independente da área que você atua, deve traçar e orientar sua carreira, levando em consideração suas aptidões, não esquecendo de pesquisar com cuidado as faculdades que oferecem cursos de graduação e cursos de especialização e como são “vistas” no mercado de trabalho.
Busque sempre aprimorar e atualizar o currículo e esteja atento a outros cursos e palestras. Os cursos e palestras gratuitos podem ter surpresas bem interessantes e podem contribuir de positivamente com a formação e exercício profissionais.
Dica: caso você goste de trabalhar com pessoas e com desenvolvimento de profissionais, sugiro o curso de Coaching, indicado para os profissionais que querem atuar com Treinamento e Desenvolvimento.
Paula Veber é psicóloga e Consultora em Recursos Humanos.
Tem dúvidas sobre algum assunto relacionado a R.H.?
Escreva para ela: psicoisinhas@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário