segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amanda comenta

El clásico!


Por Amanda Borba

Olá amigos leitores!

A partir de agora este digníssimo blog irá tratar sobre um assunto que geralmente está voltado ao universo masculino: o futebol. O futebol não é apenas eminentemente masculino no campo esportivo, mas também no campo sociocultural. Quanto mais machista for a sociedade, mais exacerbados serão as suas contestações. Bom, mas não é sobre isso que irei tratar neste primeiro post.

No futebol, o assunto do momento são os jogos envolvendo os dois melhores times do mundo na atualidade. Talvez o maior clássico mundial entre clubes de um mesmo país. Estou falando de Barcelona e Real Madrid.

Este clássico não possui uma rivalidade qualquer. Ela ultrapassa a barreira futebolística, representando duas regiões rivais na Espanha (Catalunha e Castela), além do fortíssimo conteúdo político. O Real Madrid representa simbolicamente a monarquia e o poder centralizador de Madrid, enquanto o Barcelona representa o povo catalão, sua cultura, o nacionalismo da região, chegando, inclusive, a níveis de separatismo. Devido a esses fatores, os meregues e os culés possuem a maior rivalidade da Europa. Além disso, em pesquisas recentes, Barcelona e Real Madrid são, respectivamente, os donos da primeira e segunda maior torcida no continente europeu. 
  
Dos quatro jogos que serão realizados entre as duas equipes, dois já aconteceram. O primeiro jogo valeu pela Liga Espanhola e o resultado foi um empate. A segunda partida decidiu quem seria o campeão da Copa do Rei da Espanha e o Real Madrid levou a melhor na prorrogação, levantando o caneco. Os dois próximos jogos serão pela Champions League e decidirá qual dos dois times espanhóis estará na final da mais cobiçada e importante competição de clubes do mundo. 
 
Ninguém tem dúvidas de que o Barcelona é o melhor time do mundo na atualidade. Tem um estilo de jogo tradicional e bonito de se ver. Muita posse de bola, movimentação, muitos toques e marcação sob pressão. Já o Real Madrid tem outro estilo, considerado mais moderno. É um time que tem força na marcação e que joga com muita velocidade, usando muitas vezes jogadas longas.

Agora aqui eu faço um comentário e também uma cornetada: ficou visível nesses dois primeiros jogos que o Barcelona possui um excelente time titular, mas com poucas opções de qualidade no banco de reservas. Vários jogadores estão caindo de rendimento neste fim de temporada. David Villa, que pra mim não tem nada de excepcional, está caindo muito de produção. Aliás, sinto saudade do ataque que era composto por Eto’o, Henry e Messi. Enquanto isso, mesmo com os excelentes Iniesta e Xavi, o Barcelona, assim como a seleção argentina, também está vivendo uma “Messidependência”. Só ele finaliza de fora da área, cobra escanteios, bate falta e faz gols (mesmo não sendo centroavante). Enfim, faz tudo, as principais jogadas de gol saem dos seus pés. E também está claro que a defesa necessita de reforços.

O Real Madrid não tem um time titular melhor que o do Barcelona, mas em compensação possui um elenco mais forte e com mais opções de qualidade para o ataque. Tem Cristiano Ronaldo, Di Maria, Benzema, Higuaín, Adebayor e Özil. 
 
Por isso não arrisco um palpite para a Champions League. Afinal de contas, ver um jogo de Real Madrid e Barcelona é como ver uma Guerra Civil Espanhola.

 
Amanda Borba é psicóloga, paulistana, capricorniana, são paulina (diz que mesmo assim consegue ter crítica), tem 24 anos e adora futebol.


Além disso, aproveitou para deixar um vídeo de Paco de Lucia,  um famoso guitarrista flamenco.


Dê uma olhadinha nas "amandices" dela:




5 comentários:

  1. Bacana! Mandou bem! Salve Amanda!

    ResponderExcluir
  2. Um luxo só! Good vibes pra nova empreitada! amo amo amo...mil bjs!

    ResponderExcluir
  3. Jesus, que aula de historia, geografia, sociologia e porque não dizer futebolistica!!!!!!Olha você é uma camisa 10, valeu muito bom........

    ResponderExcluir